Medida foi confirmada após o Supremo enviar uma lista com sugestões de nomes.
Na noite desta quarta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), nomeou André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques Neto como os novos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A nomeação ocorreu algumas horas após o Supremo Tribunal Federal (STF) enviar uma lista com quatro sugestões de nomes.
A informação foi divulgada pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente da Corte eleitoral, ao final da sessão do STF na quarta.
Os indicados ocuparão as vagas destinadas aos juristas, ou seja, aqueles provenientes da área da advocacia, uma vez que Sérgio Banhos e Carlos Horbach deixaram o tribunal na semana passada.
André Tavares já atuava como ministro substituto no TSE e agora assumirá de forma efetiva. Além disso, Tavares é professor na Faculdade de Direito da USP. Por outro lado, Floriano Azevedo Marques Neto é professor e diretor da mesma instituição e leciona direito público. Ele também é professor na FGV.
Floriano é apontado como um dos favoritos de Alexandre de Moraes, o atual presidente do TSE, para ocupar a vaga.
Normalmente, as vagas seriam preenchidas pelos substitutos Maria Claudia Bucchianeri e André Ramos Tavares. No entanto, como já era esperado, isso não ocorreu.
O ministro Alexandre de Moraes sugeriu novos nomes e desconsiderou a tradição.
Dessa forma, Bucchianeri, cujo mandato termina em junho, pode não ser reconduzida nem mesmo como substituta por mais dois anos.