Nova pesquisa mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perderia em um possível segundo turno contra Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho Júnior (PSD) e Michelle Bolsonaro (PL).
Apesar de ter recuperado sua popularidade em pesquisas recentes em meio ao impasse do tarifaço dos EUA, os dados mostram que Lula não iria conseguir vencer os concorrentes nas eleições de 2026.
A pesquisa da Futura/Apex, divulgada em outubro de 2025, mostra que a rejeição do petista subiu para 50,4% com 52,3% dos brasileiros acreditando que o país “segue um rumo errado”.
Outros 53,5% consideram que a situação econômica do Brasil piorou. Em cenários testados pela Futura, Tarcísio surge como o adversário mais competitivo do atual presente, liderando com 45,5% das intenções de voto, contra 39,5% de Lula.
Já contra Ratinho Júnior, Lula perderia por 43,4% contra 38,9% das intenções de voto. Outro cenário seria contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que venceria o petista por 47,6% contra 41,2%.
Tarcísio de Freitas segue como principal nome da oposição com 31,1% das intenções de voto no primeiro turno. Neste cenário, ele ficaria encostado em Lula (34,9%). Michelle Bolsonaro, por sua vez, venceria o petista por 31,5% a 31,3%. Entre os principais assuntos que culminaram para a decisão dos eleitores, está a privatização dos Correios, com 47,1% contra e 36,2% a favor.
Quando se trata da Petrobrás, a resistência demonstrou ser ainda maior, com 55,5% contrários e 30,4% a favor.