Você está visualizando atualmente Mais de 160 casais dizem ‘sim’ em cerimônia de casamento apoiada pelo Governo do Amazonas

Mais de 160 casais dizem ‘sim’ em cerimônia de casamento apoiada pelo Governo do Amazonas

Órgãos do Poder Judiciário, associações e secretarias estaduais viabilizaram a ação

Flores, fotos e muito amor. Assim foi a noite no Largo de São Sebastião, no centro de Manaus, para os 164 casais que participaram do Casamento Coletivo – Cidadania para Todos, na noite de sexta-feira (19/07). A cerimônia mobilizou órgãos do Governo do Amazonas, que foi um dos parceiros do Poder Judiciário para realizar a ação.

Roberta Freire e Rhuan Prado foram o primeiro casal a cruzar o salão montado a céu aberto. Amigos dos tempos de escola, eles descobriram que a amizade era amor já na vida adulta e, depois de sete anos juntos, trocaram alianças na cerimônia civil promovida pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM).

“Eu sempre tive olhos para ela, desde a primeira vez que a vi passando na escola […]. Anualmente fazíamos um encontro da turma, aí num evento desses a gente se aproximou. Agora estou aqui escorrendo de suor e nervoso”, brincou o noivo.

Os casais receberam bolos individuais, alianças e cobertura audiovisual cedidos pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), que atua diretamente com população em situação de vulnerabilidade social, como população LGBTQIAPN+, indígenas, pessoas com deficiência (PcD).

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) fez maquiagem e penteado das noivas, a Cosama ofereceu água potável durante toda a noite, e a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) fez a segurança do local.

A secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, frisou que esta não é a primeira vez que o Governo do Amazonas apoia uma iniciativa como esta.

“Não é porque é um casamento coletivo que eles não podem ter um momento especial. Esta é a segunda vez que estamos apoiando e dentro desses 164 casais, temos LGBTQIAPN+, idosos, PcD, que estão ligados diretamente com o público que a Sejusc trabalha”, destaca Jussara.

Parcerias

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa organizou o espaço e disponibilizou toda a área para realização do evento.

Além do Poder Judiciário e do Governo do Amazonas, estiveram envolvidos na realização: a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB/AM); o Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Sinoreg/AM); a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM) e a Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado do Amazonas (Arpen/AM).

FOTO: Lincoln Ferreira e Ygson França /Sejusc