Manaus – AM| Um dia após entrar em vigor a Lei 5.981/2022, que proíbe no Estado a utilização do Sistema de Medição Centralizada (SMC) – chamado popularmente de medidor aéreo – moradores do bairro Riacho Doce 3, na zona Norte de Manaus, acusaram a Amazonas Energia de tentar instalar o aparelho nesta quarta-feira (20), na rua Santa Isabel.
De acordo com o líder comunitário Almah Zacarias, os funcionários da empresa chegaram pela manhã no local na tentativa de fazer a substituição do sistema de medição. No entanto, segundo ele, foram impedidos.
“Eles tentaram fazer a instalação, mas nós não deixamos, embargamos a ação. Infelizmente o novo sistema já é uma realidade em algumas ruas do bairro. Mas hoje nós não deixamos que eles colocassem na rua Santa Isabel e informamos a eles que existe uma lei que não permite”, disse.
Ainda de acordo com o líder comunitário, a empresa deixou notificações aos moradores de que voltará ao local nesta quinta-feira (21) para realizar o serviço.
Serviço de manutenção
Em nota, a assessoria da Amazonas Energia informou que não se trata de instalação de novos medidores, mas de manutenção para melhorias na rede elétrica.
A Amazonas Energia informa que não está instalando o Sistema de Medição Centralizada (SMC), por decisão judicial. Os vídeos e informações divulgadas nas redes sociais não procedem.
Reforçamos que frequentemente as pessoas vem hostilizando a empresa durante o serviço de manutenções de rotina, serviços estes que ocorrem diariamente, como troca de postes, cabos, transformadores, e que são essenciais para a melhoria da qualidade do serviço.
Reiteramos que a instalação do sistema de medição inteligente não está sendo realizada.