Ministro comentou a alcunha e disse não ficar incomodado com ela
É comum nas redes sociais e também fora do ambiente virtual presenciar pessoas se referindo ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como “Xandão”. O magistrado comentou o que acha da alcunha e revelou que não é chamado assim por seus amigos.
Durante o evento Encontros Piauí, promovido pela revista Piauí, ele relatou que “Xandão” costumava ser a forma que chamavam um de seus filhos.
De acordo com ele, a alcunha passou a ser amplamente aderida para se referir a ele após o ex-deputado Roberto Jefferson começar a usá-la em tom crítico.
– Eu tenho três filhos, um se chama Alexandre e, desde menino, o apelido dele era Xandão. Ele até brincou comigo: “Ué, roubou meu apelido?” Nunca ninguém me chamou de Xandão, amigos íntimos também não – contou.
Atualmente, segundo Moraes, as pessoas usam o apelido tanto como xingamento quanto como elogio.
– Mas ficou para o bem e para o mal, né? Quem critica e xinga fala Xandão, quem elogia fala Xandão também. Tudo bem, não tem problema – minimizou.
O ministro ainda disse não se incomodar com a fama que ganhou devido aos processos polêmicos que assumiu na Corte.
– Os casos foram sendo distribuídos a mim. Injustamente, dizem que me foram dados. Quem olha de fora, acha que eu quis pegar tudo. Eu não ganho mais por causa disso, trabalho mais, sou vigiado 24 horas por dia. Bom não pode ser. Mas não me incomoda – completou.