Vereador expõe a necessidade que haver transparência sobre o valor recebido e como foi gasto pelo Executivo Municipal
Manaus – O vereador Capitão Carpê (Republicanos) formalizou uma denúncia ao Ministério Público do Amazonas (MPAM) solicitando investigação acerca do não pagamento do abono do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) aos professores da rede municipal de ensino. O pedido foi protocolado no órgão na quarta-feira (20), e na quinta-feira (21) a denúncia foi recebida pelo MPAM.
Na última terça-feira (19), em entrevista à mídia local, o prefeito David Almeida (Avante) afirmou que o repasse federal do Fundeb em 2023 foi menor do que do ano passado e que por esse motivo o abono não será pago aos profissionais do magistério.
Segundo o parlamentar, é preciso que haja transparência sobre o valor recebido e como o mesmo foi gasto pelo Executivo Municipal.
“A Prefeitura tem que ser a maior interessada em dar explicações sobre os valores recebidos e os devidos gastos. Não é só o prefeito dar uma entrevista e dizer que não vai pagar. É preciso transparência, algo que cobro com veemência na Câmara Municipal, mas que infelizmente a atual gestão decidiu esquecer”, disse.
Na denúncia, o vereador destaca também que “a não destinação correta dos recursos do Fundeb pode configurar crime de responsabilidade, configurando-se como desvio de verbas públicas destinadas à educação básica”.
Professores da educação da rede pública municipal, cobraram na quarta-feira (20), o pagamento do abono, na sede da Prefeitura de Manaus. A manifestação ocorreu após David Almeida anunciar não ter recursos para pagar os trabalhadores.
Fonte: D24am.