Você está visualizando atualmente “Não podemos tratar produtores rurais como invasores de terra”, diz Fausto Santos Júnior em audiência pública

“Não podemos tratar produtores rurais como invasores de terra”, diz Fausto Santos Júnior em audiência pública

O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira na Quadra Juca Siqueira

Na manhã desta sexta-feira (23) foi a vez de Autazes realizar uma audiência pública para a população dialogar com autoridades municipais, estaduais e federais sobre a demarcação de terras, tema relevante e sensível, que afeta diretamente as comunidades locais, a preservação ambiental e a sustentabilidade econômica não somente do município, mas, de outras cidades como Nova Olinda do Norte, Itacoatiara e Careiro da Várzea.

O evento lotou a Quadra Juca Siqueira e colocou a população frente a frente com seus representantes do executivo e legislativo, em um debate amplo e democrático, com perguntas e manifestos dos presentes na discussão. No local, tinham cartazes e faixas para destacar o posicionamento das pessoas sobre a demarcação de terras indígenas.

O deputado federal Fausto Santos Júnior participou da audiência e reforçou suas ações no Congresso Nacional. O parlamentar, que é membro titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, afirmou que vai levar os relatos de moradores da região à Câmara dos Deputados.

“Precisamos unir forças com os senadores não somente do nosso estado, mas de outras regiões, para fazer o que for melhor para a população. Aqui estamos perto de vocês, ouvindo atentamente cada pergunta, cada preocupação, para buscarmos as soluções”, enfatizou o deputado.

Durante a audiência, o parlamentar amazonense explicou que, se não for aprovado o marco temporal, a demarcação de terras passaria de 10% para 13% de terras indígenas. “Esses 3% a mais corresponde ao tamanho do território do estado de São Paulo”, exemplificou o deputado. Ele também reforçou que vai lutar para que a matéria entre o quanto antes na pauta do legislativo.

“Não podemos tratar os produtores rurais, que cuidam das terras e alimentam inúmeras famílias como invasores. Votarei a favor do Marco temporal”, conclui Fausto Santos Júnior.

Além do deputado Fausto Santos Júnior e do prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, estiveram presentes na audiência: representantes da SUFRAMA, da Câmara Municipal de Autazes, da Câmara Municipal de Nova Olinda do Norte, da Câmara Municipal de Itacoatiara e da Câmara Municipal de Careito da Várzea.

O debate foi tão produtivo que iniciou no período da manhã e se estendeu até a metade da tarde.