O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira na Quadra Juca Siqueira
Na manhã desta sexta-feira (23) foi a vez de Autazes realizar uma audiência pública para a população dialogar com autoridades municipais, estaduais e federais sobre a demarcação de terras, tema relevante e sensível, que afeta diretamente as comunidades locais, a preservação ambiental e a sustentabilidade econômica não somente do município, mas, de outras cidades como Nova Olinda do Norte, Itacoatiara e Careiro da Várzea.
O evento lotou a Quadra Juca Siqueira e colocou a população frente a frente com seus representantes do executivo e legislativo, em um debate amplo e democrático, com perguntas e manifestos dos presentes na discussão. No local, tinham cartazes e faixas para destacar o posicionamento das pessoas sobre a demarcação de terras indígenas.
O deputado federal Fausto Santos Júnior participou da audiência e reforçou suas ações no Congresso Nacional. O parlamentar, que é membro titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, afirmou que vai levar os relatos de moradores da região à Câmara dos Deputados.
“Precisamos unir forças com os senadores não somente do nosso estado, mas de outras regiões, para fazer o que for melhor para a população. Aqui estamos perto de vocês, ouvindo atentamente cada pergunta, cada preocupação, para buscarmos as soluções”, enfatizou o deputado.
Durante a audiência, o parlamentar amazonense explicou que, se não for aprovado o marco temporal, a demarcação de terras passaria de 10% para 13% de terras indígenas. “Esses 3% a mais corresponde ao tamanho do território do estado de São Paulo”, exemplificou o deputado. Ele também reforçou que vai lutar para que a matéria entre o quanto antes na pauta do legislativo.
“Não podemos tratar os produtores rurais, que cuidam das terras e alimentam inúmeras famílias como invasores. Votarei a favor do Marco temporal”, conclui Fausto Santos Júnior.
Além do deputado Fausto Santos Júnior e do prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, estiveram presentes na audiência: representantes da SUFRAMA, da Câmara Municipal de Autazes, da Câmara Municipal de Nova Olinda do Norte, da Câmara Municipal de Itacoatiara e da Câmara Municipal de Careito da Várzea.
O debate foi tão produtivo que iniciou no período da manhã e se estendeu até a metade da tarde.