O nariz de um paciente de 40 anos infectado com a varíola dos macacos apodreceu após sofrer as feridas causadas pela doença. O caso considerado raro foi relatado pela revista médica Infection.
De acordo com a revista, o homem é da Alemanha e procurou uma unidade hospitalar após uma mancha vermelha aparecer em seu nariz. Entretanto, a situação foi inicialmente classificada como “queimadura solar”. Mas, a região afetada começou a piorar e a ficar bem dolorida.
Três dias depois, a mancha evoluiu para necrose e em seguida várias feridas típicas da varíola dos macacos começaram a aparecer em todo o corpo do paciente com infecção grave no pênis e boca.
Exames constataram que o homem estava com sífilis, e infecção avançada pelo HIV. Ele recebeu medicação para as doenças e com isso as lesões causadas pela varíola secaram, mas o nariz teve uma melhora parcial.
Segundo os médicos, a varíola causou a necrose no nariz do paciente por conta do HIV não tratado. Com o sistema de defesa abalado, a quantidade de glóbulos brancos do homem estava muito baixa.