O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) realizou uma transmissão ao vivo na noite desta quarta-feira (6/8) diretamente da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, que segue ocupada por parlamentares da oposição©Foto: X
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) realizou uma transmissão ao vivo na noite desta quarta-feira (6/8) diretamente da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, que segue ocupada por parlamentares da oposição. Durante a live, o deputado reagiu à ameaça de suspensão de mandato feita pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), e afirmou: “Quer cassar nosso mandato? Que se dane!”.
A mobilização dos oposicionistas é uma resposta à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Desde então, deputados e senadores vêm obstruindo os trabalhos legislativos e exigem a votação de um “pacote da paz”, que inclui anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro, o fim do foro privilegiado e o impeachment do ministro do STF.
Mesmo com a sessão marcada para as 20h30, Hugo Motta optou por um formato on-line devido à ocupação da Mesa. Em sua live, Nikolas afirmou que os parlamentares não recuariam diante de ameaças: “Ninguém aqui tem apego ao cargo. Temos apego ao Brasil.”
O presidente da Câmara já havia publicado uma norma alertando que condutas que impeçam ou atrapalhem os trabalhos legislativos poderão resultar na suspensão do mandato por até seis meses, com base no Regimento Interno.
Nikolas reforçou que a mobilização representa a vontade de centenas de deputados: “Temos mais de 300 assinaturas pedindo para pautar a anistia. Estamos pedindo que o Hugo Motta respeite a maioria desta Casa.”