Você está visualizando atualmente Nova fachada do Bumbódromo representa a valorização dos artistas de Parintins, destaca Wilson Lima

Nova fachada do Bumbódromo representa a valorização dos artistas de Parintins, destaca Wilson Lima

O governador festejou o incremento da economia do município com o festival, que inicia nesta sexta-feira

O governador do Amazonas, Wilson Lima, disse que a arte estampada na na fachada do Bumbódromo, arena onde se enfrentam Caprichoso e Garantido, valoriza e engrandece os artistas de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). Na noite desta quarta-feira (26/6), o governador inaugurou o mural assinado pelo artista plástico Pito Silva, com o apoio de uma equipe de 25 profissionais, na área frontal do prédio que abriga o maior espetáculo folclórico do país.

Wilson Lima destacou que o festival é uma oportunidade de geração de emprego e renda para tantas outras categorias que trabalham no segmento da economia criativa. Para este ano, estima-se a geração de 24 mil postos de trabalho e cerca de R$ 150 milhões injetados na economia do estado no período do festival.

“A nossa satisfação aqui é ver que as coisas estão acontecendo. O festival de Parintins é uma grande oportunidade para as pessoas porque fomenta a economia, é o tricicleiro que vai ganhar mais, é o mototaxista, é o taxista, a costureira, quem trabalha em restaurante, quem trabalha com hotelaria”, exemplificou o governador.

“Todo mundo acaba ganhando e isso me traz uma satisfação, não enquanto autoridade ou enquanto governador, mas isso me traz uma satisfação enquanto cidadão, enquanto ser humano, enquanto alguém que vem pro Festival de Parintins há mais de 20 anos”, acrescentou Wilson Lima.

Desde 2022, o Governo do Estado tem investido para que a fachada do bumbódromo seja uma obra de arte e que tem chamado a atenção da população de Parintins e visitantes.

O artista Pito Silva é parintinense e venceu o edital aberto pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, para elaborar a identidade visual do 57º Festival de Parintins. Ele também assina as obras que ficam na parte de trás do Bumbódromo, na entrada do centro cultural pela avenida Paraíba, sendo o cenário para a Praça dos Bois. A arte estampa um menino e uma menina da etnia Sateré-Mawé, e no centro, um indígena ancião, resgatando a ancestralidade dos povos originários.

Sobre o mural, o artista revela que a obra foi criada para transmitir uma mensagem direta e de amplo alcance ao Festival, representado pelos bois Caprichoso e Garantido. A arte destaca a predominância das cores e dos ícones da festa, marcas de pincelada, rolo, texturas, representando a força da arte predominante de Parintins, que é a pintura.

“A gente entende que foi um desafio, tanto para mim, quanto para a equipe. Foi a primeira vez que fizemos um trabalho com essa dimensão e no início do trabalho, a gente tinha esse misto de emoções, mas eu estava, junto com a equipe, muito empenhado, a gente focou e se entregou”, explicou Pito.

O resultado foi uma verdadeira obra de arte a céu aberto, que tem atraído os olhares de admiração de todos aqueles que passam pelo Bumbódromo. “Essa repercussão foi além das expectativas. A gente sabe que o Festival de Parintins projeta a diversidade artística e o mural acabou se tornando uma vitrine para todos esses talentos, além do que é apresentado na arena”, comentou o artista.

Assim que chegou a Parintins, a professora Vanessa Ribeiro, de Manaus, foi conhecer o mural para fazer um registro fotográfico. Ela afirma estar feliz pela valorização do artista parintinense e deu destaque para os detalhes da obra. “Estou encantada com a magnitude da obra. Eu estou muito emocionada por ver esse mural aqui de perto, porque eu só via pelas redes sociais, está incrível. Os detalhes são muito realistas e a gente sente realmente a emoção tanto pela expressão da criança, do rosto, a tinta usada, muito bacana”, afirmou Vanessa.

O jornalista Diego Gazola, de São Paulo, frequenta o Festival de Parintins há 20 anos. Ele também aproveitou para fazer o registro. “Está cada vez mais exuberante o festival. Antes eu tinha uma visão muito de dentro da arena, durante a festividade. E hoje em dia, esse entorno, o trabalho da arte, da associação dos artistas de Parintins e o mural representativo do festival 2024, é sensacional”, comentou Diego.

Tempo

O trabalho foi feito em 30 dias, por uma equipe de 25 pessoas, incluindo artistas e auxiliares. A área total contemplada compreende 1.091 metros quadrados, incluindo fachada principal e as rampas dos bois Caprichoso e Garantido.

Os visitantes que chegam para o Festival de Parintins pelo Aeroporto Júlio Belém, também poderão fazer o primeiro registro em frente ao mural instagramável pintado por Pito. A pintura é uma extensão da arte do Mural do Bumbódromo.

Espaço Instagramável Cosama

A estação instagramável da Companhia de Saneamento do Amazonas, localizada na Catedral da cidade, também tem arte assinada por Pito Silva.
O espaço tem uma estrutura de 4 metros de largura com altura de 2,74 metros, onde será retratada a imagem dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, além do Curumim ao Centro, segurando os copos temáticos de cada bumbá, que serão distribuídos gratuitamente no município de Parintins.

FOTOS: Mauro Neto e Diego Pérez