
Ayrton Norte é um verdadeiro mito dentro da corporação. Combativo, corajosos e considerado um dos oficiais mais operacionais de toda a história da PM, foi único comandante a exercer três funções maiores da Polícia Militar do Amazonas: Chefe do Estado-Maior, Subcomandante e Comandante-Geral. Comandou e chefiou também unidades da PM no interior com destaque para o trabalho que fez no município de Coari.
Aclamado duas vezes vice-presidente nacional do Conselho de Comandantes Gerais que reúnem 54 comandantes do Brasil e do qual foi vice-presidente da Região Norte. Na oportunidade, junto com o coronel Assis, do Estado da Paraíba, trouxe inovações para as polícias como tecnologia e inteligência.
Conhecido como um dos oficiais de primeira linha e um dos mais operacionais de toda a história da PM, estudioso, corajoso, com currículo invejável com diversos curso de graduação, pós graduação e formação no oficialato, Coronel Norte diz que está preparado para o novo desafio :
“Exerci com muito orgulho o Comando-Geral da PMAM e quero, agora, na Assembléia apresentar projetos e propostas que serão registrados em cartórios e que serão concretizados. Vamos resgatar os jovens da zona de risco, ajudar as pessoas que estão precisando e dormem nas ruas, vamos fazer um trabalho social e humanitário pra levar dignidade a quem precisa”