O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, recebeu, nesta segunda-feira (06), Edmundo González Urrutia, opositor venezuelano, que afirma ter vencido as eleições contra Nicolás Maduro. Após a reunião, que aconteceu quatro dias antes da posse presidencial na Venezuela, o mandatário americano afirmou em suas redes sociais: “homem cuja campanha inspirou milhões e que deve fazer o juramento”.
De acordo com Edmundo González Urrutia, a conversa foi “longa, frutífera e cordial” e abordaram vários aspectos da relação bilateral entre os países. O venezuelano também agradeceu ao presidente Biden pelo “apoio na luta pela recuperação democrática da Venezuela”. Entretanto, Nicolás Maduro pretende assumir a presidência, mesmo com as acusações de fraude.
Questionado sobre o relacionamento futuro com o presidente eleito Donald Trump, que vai assumir a Casa Branca a partir de 20 de janeiro, González se limitou a dizer que as equipes estão em contato e que aposta em seguir com uma “política bipartidária”.