Lula prometeu também anunciar uma nova política de crédito para estimular pequenos e médios empreendedores
O presidente Lula afirmou, nesta quinta-feira, 20, que os preços dos alimentos, como ovos e carne, devem cair nos próximos meses e também prometeu anunciar uma nova política de crédito a pequenos e médios empreendedores.
Em entrevista à rádio Tupi do Rio de Janeiro, o presidente citou mudanças climáticas e também o alto volume exportado pelo país como fatores que pressionaram os preços. Nos últimos cinco anos, os preços dos alimentos subiram desproporcionalmente devido à massa salarial no Brasil.
“O Brasil virou quase que um supermercado do mundo”, disse o presidente citando a abertura de 155 novos mercados para o Brasil. Disse que vai ao Japão, ao Vietnã, à Coreia do Sul. Mas afirmou que os preços não podem subir internamente por causa disso.
“Você tem que colocar no preço do brasileiro o mesmo preço que você exporta. Essa é uma discussão. Da mesma forma o óleo de soja, da mesma forma a carne. Agora, a carne começou a cair. Vai cair e pode ficar certo que vai cair e o povo vai voltar a comer a sua picanhinha, a sua costela, outro pedaço de carne que ele deseja”, disse.
O presidente garantiu que a redução dos custos dos alimentos é prioridade do governo, e disse que vai se reunir com atacadistas para baratear o preço do ovo. “Quando me disseram que o ovo estava 40 reais a caixa com trinta ovos, é um absurdo. Nós vamos ter que fazer uma reunião com os atacadistas para discutir como é que a gente pode trazer isso para baixo”, disse.