Você está visualizando atualmente Operações realizadas pela SSP-AM geram redução de indicadores criminais em setembro

Operações realizadas pela SSP-AM geram redução de indicadores criminais em setembro

Durante o período não foi registrado nenhum caso de latrocínio e lesão corporal seguida de morte em todo o Estado

O Amazonas registrou redução em indicadores criminais relacionados às mortes violentas intencionais, no mês de setembro de 2023. Os dados do Centro Integrado de Estatística (Ciesp), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), indicam que os casos de latrocínio (roubo seguido de morte) e de lesão corporal seguida de morte foram zerados em todo o Estado, de 1º a 30 de setembro deste ano.

Ao todo, as ações das Forças de Segurança e Salvamento, com apoio das operações Paz, Hórus/Fronteira Mais Segura, Pacificador, Independência, entre outras, resultaram na prisão de 278 pessoas em flagrante em todo o Amazonas por diversos crimes.

Durante esse período, as Forças de Segurança não registraram nenhum caso de latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Foi registrada, ainda, a redução de 11% no número de crimes de homicídio.

Outros números

Já a quantidade de drogas apreendidas pelas Forças de Segurança do Estado, de 1º a 30 de setembro de 2023, foi de aproximadamente 1,1 tonelada. Os agentes policiais apreenderam, ainda, 90 armas de fogo e 571 munições de diferentes calibres.

No total, 515 inquéritos policiais foram instaurados e 108 remetidos à Justiça com autoria definida. Os agentes das Forças de Segurança do Amazonas também realizaram mais de 35 mil abordagens a veículos, e cerca de 1.100 barreiras policiais foram realizadas durante o mês de setembro.

Operações

No período, a SSP-AM, por meio das Polícias Militar e Civil, deflagrou e/ou deu continuidade às operações que ocorrem em todo o Estado. A operação Independência foi deflagrada com foco no combate ao tráfico de drogas e homicídios na zona sul da capital do Amazonas. As Forças de Segurança também realizaram ações na região leste de Manaus, em cumprimento da operação Pacificador, com patrulhamento ostensivo cujo objetivo foi a redução de práticas criminosas.

No interior, a operação Hórus/Fronteira mais Segura, coordenada no Estado pela SSP-AM, foi responsável por fiscalizações em regiões estratégicas do Amazonas e apreensões de drogas e armas, além de prisões de suspeitos de cometerem diversos crimes. O efetivo fica distribuído entre municípios estratégicos, além da Base Fluvial Arpão, ancorada nas margens do município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus).

A redução nos indicadores criminais registrada no mês de setembro reforça a importância das ações das Forças de Segurança em todo o Estado, coordenadas pela SSP-AM.

Nivelamento

Na manhã desta segunda-feira (09/10), representantes das Forças de Segurança do Amazonas participaram de uma videoconferência com integrantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), para nivelamento da Operação Paz no Estado.

“Hoje nós tivemos uma reunião com o efetivo de Brasília para falar sobre a Operação Paz no nosso Estado, que já está no seu segundo mês. Nós estamos com redução de indicadores criminais em alguns municípios da Operação Paz, e nos outros nós estamos preparando algumas operações”, disse o secretário Executivo Adjunto de Operações (Seaop), coronel Algenor Teixeira.

FOTOS: Divulgação/SSP-AM