No momento, você está visualizando Oposição decide protocolar pedido de impeachment de Moraes na próxima segunda

Oposição decide protocolar pedido de impeachment de Moraes na próxima segunda

“A gravidade do momento exige responsabilidade, coragem e ação”, disse o deputado federal Gilberto Silva (PL-PB)

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Cabo Gilberto Silva (PL-PB), anunciou nesta sexta-feira (26) que irá formalizar, na próxima segunda-feira (29), no Salão Verde da Casa, o prosseguimento de um processo de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

“A Oposição procederá ao protocolo do pedido de impeachment contra o Ministro Alexandre de Moraes, em razão da gravidade das acusações amplamente divulgadas, com o objetivo de assegurar a devida apuração dos fatos, nos termos da Constituição e da legislação vigente”, disse o deputado em nota, divulgada na rede X. “A gravidade do momento exige responsabilidade, coragem e ação”, acrescenta. 

Mais cedo, a jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo, afirmou que o ministro Moraes teria procurado o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para interceder em favor do Master, instituição investigada por suspeitas de fraude. Moraes negou a informação. O BC informou que os encontros entre Moraes e Galípolo tiveram como tema a aplicação da Lei Magnitsky, dos Estados Unidos, da qual o magistrado foi alvo.

COMUNICADO OFICIAL LIDERANÇA DA OPOSIÇÃO

A Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados informa que, na próxima segunda-feira, dia 29, às 16 horas, será realizada coletiva de imprensa, aberta a todos os veículos e profissionais de comunicação que desejarem acompanhar.

Local: Salão Verde da Câmara dos Deputados.

A Oposição procederá ao protocolo do pedido de impeachment contra o Ministro Alexandre de Moraes, em razão da gravidade das acusações amplamente divulgadas, com o objetivo de assegurar a devida apuração dos fatos, nos termos da Constituição e da legislação vigente.

Ressaltamos que estaremos suspendendo o recesso parlamentar, porque não é possível permanecer inerte diante do tamanho absurdo institucional que o Brasil está vivendo. 

A gravidade do momento exige responsabilidade, coragem e ação.

A Liderança da Oposição convida todos os deputados federais e senadores da República a estarem presentes, reafirmando o compromisso com a transparência, a legalidade e o respeito ao Estado Democrático de Direito.

Deputado Federal 

Cabo Gilberto Silva 

Líder da Oposição

Câmara dos Deputados.