No momento, você está visualizando Oposição reune 41 assinaturas e protocola pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes no Senado

Oposição reune 41 assinaturas e protocola pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes no Senado

O movimento ganhou força após Moraes determinar, nesta semana, a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

A oposição no Senado Federal conseguiu reunir as 41 assinaturas necessárias para protocolar um pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O movimento ganhou força após Moraes determinar, nesta semana, a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no âmbito das investigações sobre tentativa de golpe de Estado.

O último a assinar o pedido foi o senador Laércio Oliveira (PP-SE), que confirmou o apoio à iniciativa na manhã desta quinta-feira (7/8). Com o número mínimo exigido pela Constituição atingido, o documento será formalmente apresentado ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Com isso, os parlamentares da oposição anunciaram o fim da obstrução dos trabalhos legislativos e da ocupação da Mesa Diretora do Senado, tática que vinha sendo adotada para pressionar pela tramitação da proposta de anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Agora, os senadores bolsonaristas concentram esforços em pressionar Alcolumbre para que dê andamento ao processo de impeachment, etapa que depende exclusivamente da decisão do presidente do Senado. Tradicionalmente, pedidos dessa natureza enfrentam forte resistência para avançar no Congresso, especialmente quando envolvem ministros do STF.

A crise aprofunda o embate institucional entre parte do Congresso e o Judiciário, reacendendo o debate sobre os limites das competências dos Poderes e o uso de instrumentos como o impeachment em contextos de alta polarização política.