Ação contou com a presença do prefeito em exercício, José Pedro Graça, sua esposa Ildeth Pantoja
![](https://portaldomanozinho.com.br/wp-content/uploads/2023/05/9ae4aab2-8784-4b2d-bff1-c78c0f634377-920x613.jpg)
Na manhã desta quarta-feira, 17 de maio, a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semlip) lançou o Plano de Trabalho para a execução das atividades de limpeza em toda a cidade ao decorrer do ano. O evento ocorreu na Praça da Basílica de Santo Antônio, no centro, bairro onde a secretaria está realizando um mutirão de limpeza.
![](https://portaldomanozinho.com.br/wp-content/uploads/2023/05/024d9792-c93b-4439-8811-4e60287953c4-920x613.jpg)
A ação contou com a presença do prefeito em exercício, José Pedro Graça, sua esposa Ildeth Pantoja, o secretário de Limpeza Pública, Adriano Valente, secretário de Meio Ambiente, Rafael Pantoja, secretário de Governo, Marlon Castro, secretário de Segurança Pública, Cláudio Reis, comandante da Guarda Municipal, Ambrósio Tavares, secretário de Políticas Públicas, Milton Oliveira, secretário de Cultura, Emanuel de Paula, chefe de Gabinete, Pastor Cardoso e demais chefes de setores. Também estiveram presentes todos os garis e funcionários da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semlip), que desempenham um papel fundamental nesse trabalho.
![](https://portaldomanozinho.com.br/wp-content/uploads/2023/05/78ac0417-63c2-413e-a3a4-615a68f71efa-920x613.jpg)
De acordo com informações obtidas, a cidade foi dividida em zonas, e a secretaria desenvolveu um cronograma para a execução da limpeza de acordo com essas áreas, que por sua vez estão subdivididas por bairros. Nesse sentido, somente será permitida a retirada do lixo de quintal (lixo preto) conforme o cronograma estabelecido. Segundo o secretário Adriano, cada residência receberá um informativo que explica todo esse novo sistema de trabalho e ainda específica as datas para a retirada do lixo.
![](https://portaldomanozinho.com.br/wp-content/uploads/2023/05/406005e4-cb19-481e-ab47-c1979a60998d-920x613.jpg)
É importante ressaltar que o não cumprimento das datas estipuladas para a retirada dos resíduos acarretará em multa para o morador responsável pelo lixo. Essa medida tem como objetivo incentivar a população a aderir ao cronograma e contribuir para a manutenção da limpeza e do ordenamento da cidade.
Outro ponto relevante é o cronograma de manutenção por zonas. Nos meses em que a secretaria não realizará a retirada do lixo de quintal e entulhos nas ruas, será realizada a manutenção de limpeza da cidade, a fim de mantê-la sempre limpa e organizada.
![](https://portaldomanozinho.com.br/wp-content/uploads/2023/05/a551e50c-be05-4fa4-a783-2a3fda7fec28-920x613.jpg)
O informativo distribuído pela Semlip também trará informações sobre os dias da semana em que os coletores de lixo passarão pelos bairros, assim como os dias destinados à coleta de varrição, poda e jardinagem nas praças e órgãos públicos, realizada pelo carrinho da secretaria conhecido como “tubarão”.
![](https://portaldomanozinho.com.br/wp-content/uploads/2023/05/d8e874c9-3cab-4148-8fde-dfe3cedf99e2-920x613.jpg)
Durante o evento, o vice-prefeito ressaltou a importância da ação e como o prefeito Simão Peixoto se preocupa com essas questões. Também foi destacado o trabalho da secretaria que já está preparando a cidade para os festejos de Santo Antônio, ressaltado pelo secretário de Governo, Marlon Castro,
Por fim, o informativo entregue pela Semlip será fundamental para que a população possa se programar e colaborar com a limpeza da cidade.
![](https://portaldomanozinho.com.br/wp-content/uploads/2023/05/df20e6e5-64b7-4076-a078-57a4d98a189a-920x613.jpg)
Com o apoio de todos, será possível manter o município limpo e organizado, garantindo assim um ambiente mais saudável e agradável para todos.
Prefeitura de Borba!