Trabalhadores da Acamdaf procuraram o parlamentar para intervir na limpeza do rio
Após a passagem do período mais crítico da histórica vazante que atinguiu Manaus, em 2023, aos poucos o nível das águas do rio Negro volta a subir, mas os reflexos da seca ainda trazem alguns obstáculos, como o surgimento de uma extensa vegetação que cresce onde antes estava seco. Apesar de visualmente a vegetação atrair olhares da população, o capim traz prejuízos aos trabalhadores fluviais. Por isso, representantes da Associação dos Profissionais de Transporte Fluvial da Marina do Davi (ACAMDAF) procuraram o vereador Peixoto (Agir) na tentativa do parlamentar intervir, junto a Prefeitura de Manaus, para a limpeza da região.
Nesta segunda-feira (08/01), trabalhadores da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) estiveram na região da Marina do Davi realizando a retirada dessa vegetação. Na oportunidade a equipe também recolheu lixo que estava no local. A rápida resposta foi celebrada pelo parlamentar que tem uma grande parceria entre a Acamdaf e os moradores da comunidade.
“Os profissionais e moradores da Comunidade da Marina do Davi dependem totalmente do rio para o seu sustento. Após meses esperando a subida das águas, foram surpreendidos por mais essa ação da natureza. A vegetação traz uma paisagem diferente ao local, chama a atenção, mas eles que dependem dos rios para transitar estavam tendo mais um transtorno”, explicou.
“Assim que recebi esse pedido, entrei em contato com a Semulsp e hoje já atenderam. Agradeço a toda equipe, através do secretário Sabá Reis e do Jairo Santos, subsecretário operacional, por essa ajuda imensa que deram a essas famílias da Marina”, lembrou o parlamentar.
Parceria – Ao longo de três anos de mandato o vereador Peixoto tem um histórico de ações junto a Marina do Davi e de quem compõe o local, sejam moradores ou trabalhadores. Durante a seca de 2023, o parlamentar atuou de forma presente para auxiliá-los, com a construção de passarelas, limpeza e desassoreamento da região e até mesmo na distribuição de alimentos.
Passado o momento mais crítico, Peixoto voltou ao local para ajudar com a retirada da vegetação que vinha trazendo prejuízos, já que o capim que cresceu em meio às águas vinha atrapalhando as embarcações e danificando motores. A atuação do vereador neste caso é mais uma prova da parceria que ele tem junto a comunidade.
“Sou o parlamentar que mais atua na defesa desses profissionais e em um momento de dificuldade como este não poderia cruzar os braços. O recesso da Câmara é nas realizações das sessões, porém o trabalho continua durante todo o ano e aqui estou para atender e ajudar, mais uma vez, esse povo”, destacou Peixoto.
Texto: Assessoria de Comunicação do Vereador
Fotos: Emerson Olliver