O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, nesta sexta-feira, 6/12, a permanência de mais dois secretários para sua próxima gestão, que inicia em 1° de janeiro de 2025: Victor Cipriano e Shádia Fraxe. A declaração ocorreu durante o balanço das atividades das duas secretarias que compõem a administração direta: a Comissão Municipal de Licitação (CML) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Em sua avaliação, o chefe do Executivo municipal informou que para a permanência dos secretários à frente das pastas, ele considerou não apenas os números positivos, mas também critérios técnicos, políticos e administrativos.
“Nossa gestão é pautada pelo trabalho eficiente e transparência. Tanto a Shádia quanto o Victor Cipriano são secretários que alcançaram, em nossa gestão, equilíbrio entre a capacidade técnica, a articulação política e a minha confiança. Trouxeram excelentes resultados, juntamente com suas equipes e, por essa razão, eles vão continuar comigo no meu próximo mandato”, informou David Almeida, prefeito de Manaus.
O prefeito reeleito também informou que até sua diplomação, no dia 17 de dezembro, e/ou posse oficial, que acontecerá no dia 1º de janeiro de 2025, fará novos anúncios. Nesse período, ele seguirá avaliando o desempenho dos secretários, considerando os termos de apoio político ou continuidade de projetos.
Na Semsa, permanecem, também, os subsecretários Djalma Pinheiro Coelho e Nagib Salem, e na CML como vice-presidente, permanece Rozália Nóbrega de Figueiredo.
CML
Victor Cipriano é procurador do Estado do Amazonas desde dezembro de 2006 e desde 2021 encontra-se à disposição da Prefeitura de Manaus, exercendo o cargo de presidente da Comissão Municipal de Licitação, sendo responsável pelos certames das grandes realizações do primeiro mandato do prefeito David Almeida, tais como: programa “Asfalta Manaus”, construções de UBS porte 4, mirante “Lúcia Almeida” e píer Manaus 355, Mirante “Rosa Almeida”, parque dos Gigantes da Floresta, parque linear “Amazonino Mendes”, complexos viários da Barão do Rio Branco (Viaduto José Fernandes), Grande Circular (Viaduto Rei Pelé) e Interligação da Avenida das Torres (Viaduto Márcio Souza), dentre outras licitações que proporcionaram o bom funcionamento da máquina pública municipal.
A vice-presidente, Rozália Nóbrega de Figueiredo, é advogada, formada pela Uninorte, e pós-graduanda em Licitações e Contratos pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG).
Semsa
Shádia Fraxe é bacharel em Economia e Médica, com especialização em Medicina de Família e Comunidade. Atuou na rede hospitalar do estado do Amazonas como médica urgencista. Em janeiro de 2021, assumiu a gestão da Secretaria Municipal de Saúde, sendo a primeira mulher a assumir esse cargo. Reassumiu a gestão da Secretaria Municipal de Saúde em agosto de 2022.
O subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Pinheiro Pessoa Coelho é médico, formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pós-graduado em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal pela Faculdade Redentor (RJ), sendo servidor de carreira das Secretarias Municipal de Saúde (Semsa) e de Estado da Saúde (Ses-AM). De março a agosto de 2022, assumiu o comando da pasta durante a saída temporária de Shádia Fraxe.
Nagib Salem Neto é formado em administração de empresas pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), pós-graduado em Business Administration Team Management, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), Gestão de Liderança em Logística, pela Universidade Corporativa Transportes Bertolini, e Governança Pública e Gestão Administrativa, pela Faculdade Educacional da Lapa (Fael). Na Secretaria Municipal de Saúde, ocupa, pela segunda vez, o cargo de subsecretário de Gestão Administrativa e Planejamento.
Texto – Emanuelle Baires / Semcom
Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom
Publicado em – https://www.manaus.am.gov.br/noticia/gestao/permanencia-secretarios/