No momento, você está visualizando Prefeito David Almeida assina ordem de serviço para pavimentação inédita da comunidade dos Nobres

Prefeito David Almeida assina ordem de serviço para pavimentação inédita da comunidade dos Nobres

O prefeito de Manaus, David Almeida, deu início, nesta terça-feira, 5/8, à pavimentação de 4,2 quilômetros de vias na comunidade dos Nobres, localizada no bairro Lago Azul, zona Norte da capital. Esta é a primeira vez que o asfalto chega à localidade, marcando um avanço histórico para os mais de 7 mil moradores da região.

Durante anos, a atuação da prefeitura foi limitada na área devido à presença de vestígios arqueológicos associados a antigas ocupações indígenas. Com o apoio técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi possível viabilizar, de forma legal e responsável, o início das obras de infraestrutura.

O chefe do Executivo municipal afirmou que a pavimentação é o fim de uma espera de 16 anos da comunidade, que passa a ter acesso a diversos serviços e que receberá mais benefícios a partir de agora, como a regularização dos lotes.

“Além do asfalto, da pavimentação, nós vamos entrar aqui com a regularização fundiária de todos os lotes da comunidade, nós vamos dar o título definitivo com o registro de imóveis. Isso dá dignidade, dá segurança jurídica para esses moradores que vão passar a ser os donos, de fato e de direito da sua propriedade. Portanto, a partir do momento que chega o asfalto, entra a saúde, entra o transporte coletivo, a coleta do lixo, entra o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), para fazer aqui a cobertura das necessidades da população dessa comunidade”, destacou o prefeito.

O vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Junior, enfatizou que a comunidade está tendo um momento de libertação de uma realidade de poeira e lama, da falta de acesso a serviços e transporte, para uma realidade de dignidade por meio da chegada do asfalto.

Ainda de acordo com o Renato Junior, nessa primeira etapa serão asfaltadas as ruas Dom Marcos de Noronha, Rio Canumã, Sabiá, Araporanga e Águia Chilena. “Saibam que essas cinco, são as cinco maiores ruas que dão mais de quatro quilômetros de pavimentação. E é só o começo, porque a meta do prefeito é só sossegar quando asfaltar todas as ruas da comunidade dos Nobres. E não faltará esforços da sua administração e do seu time”, garantiu.

Realização

O líder comunitário Vitor Cavalcante contou que foi muito difícil conseguir que o asfalto finalmente chegasse na comunidade, mas não desistiu da realização desse sonho, graças ao esforço da prefeitura em solucionar os gargalos que impediam esse avanço.

“Esse dia aqui é a nossa resposta de trabalho sério. Trabalho sério, que o prefeito sabe como é, é uma coisa que leva tempo. Eu tenho mania de brincar, de dizer que trabalho sério é que nem plantar um pé de abacate, não é em dois anos e um mês que dá fruto, não. As pessoas, às vezes, deixam de reconhecer o trabalho de um líder comunitário, porque o líder vai atrás e no mesmo dia ele não traz nada, porque não é assim que a vida funciona. Ninguém colhe o abacate no dia que planta a semente. É cinco anos, seis anos, sete anos para o fruto aparecer”, desabafou Vitor.

Licenciamento

A superintendente do Iphan no Amazonas, Beatriz Calheiro, informou que a instituição atuou no diálogo para que ocorresse o avanço das obras no local, porque a comunidade está localizada em um sítio arqueológico, sendo um patrimônio cultural, necessitando superar essas etapas para o devido licenciamento ambiental que foi adquirido e subsidiado pelo Iphan.

“Desde o período que nós conseguimos a portaria de autorização, que foi ainda em 2024, a prefeitura já começou a tramitação, a aquisição do material, o processo de licitação, para que conseguisse agora, no período já sem chuvas, realizar o procedimento. Então, o Iphan se colocou como parceiro para otimizar, nesse contato também com a Defensoria Pública, para que não fosse nada em relação à questão administrativa e burocrática, mas fosse de fato uma questão de organização do cronograma”, explicou a superintendente, afirmando que todo o trabalho de pavimentação do município está sendo acompanhado por um arqueólogo.

Infraestrutura

Além da pavimentação, a comunidade dos Nobres já havia sido beneficiada em 2022, com a construção de uma ponte de concreto de 12 metros de extensão na rua Dom Marcos Noronha. A nova estrutura substituiu uma antiga ponte de madeira que rompeu após o tombamento de uma caçamba, isolando parte da população.

O bairro Santa Etelvina também vem recebendo uma série de investimentos da Prefeitura de Manaus. Entre eles, o recapeamento de 153 vias, uma grande obra de contenção de encosta em área de risco na rua Amazonino Mendes e a reforma completa do complexo esportivo Amadeu Teixeira, ampliando o acesso ao lazer e à prática esportiva na zona Norte.

As obras fazem parte de um conjunto de ações estratégicas que buscam promover infraestrutura urbana de qualidade e mais qualidade de vida para os moradores das zonas mais afastadas da capital.


Texto – Geraldo Farias/Semcom-Prefeito e Valesca Martins/Seminf
Publicado em – https://www.manaus.am.gov.br/noticia/obras/ordem-servico-pavimentacao-inedita-comunidade-dos-nobres/

Fotos – Dhyeizo Lemos/Semcom-Prefeito e João Viana/Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCpNWK