Você está visualizando atualmente Prefeitura alerta que quase 60 focos de queimadas no interior causam fumaça em Manaus

Prefeitura alerta que quase 60 focos de queimadas no interior causam fumaça em Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), informa que, nas últimas 48 horas, enquanto a capital amazonense registrou dois focos de queimadas, os municípios do interior do Amazonas, entre Autazes, Novo Airão e Iranduba, contabilizaram 58 ocorrências, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número de focos do interior contribui, predominantemente, para a presença de fumaça na cidade, desde a noite de quarta-feira, 27/9.

De acordo com o Inpe, nos últimos dois dias, foram registrados, no município de Autazes, 34 focos de queimadas. Nos municípios do Careiro e Careiro da Várzea foram registrados dez focos. Em Novo Airão, o Inpe registrou oito focos e em Iranduba, seis. Em Manaus, nas últimas 48 horas, foram registrados dois focos de queimadas.

De acordo com a Semmas, há ocorrências nos demais municípios da Região Metropolitana de Manaus, cuja direção predominante de vento alcança a capital amazonense. No  Amazonas, segundo o Inpe, foram registrados  6.597 focos  no mês de setembro, Manaus teve somente 24 focos na zona rural, o que representou 0,4%.

A secretaria informa, ainda, que se a população registrar qualquer tipo de queimada urbana pode denunciar pelo WhatsApp 92-98842-2161 ou no e-mail: defis.semmas@gmail.com.

A Semmas orienta, ainda, a população a usar máscaras, principalmente aquelas pessoas que têm problemas respiratórios, e tomar bastante água.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Semmas, mantém a campanha de combate às queimadas urbanas e está elaborando o Plano de Mudanças Climáticas de Manaus, com ações planejadas para o enfrentamento dos desafios desta temática. “A queimada é um crime ambiental, passível de aplicação de penalidade administrativa, com multa e o autor pode responder criminalmente à Justiça”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Stroski.

O Plano de Mudanças Climáticas de Manaus reflete o envolvimento da gestão da cidade com a agenda global do clima. Na primeira etapa, é realizado o inventário de emissões de gases do efeito estufa e o estabelecimento das linhas de ações da administração municipal com o objetivo de reduzir as emissões de gases do efeito estufa. “Todas as questões que estão colocadas na agenda global do clima serão trabalhadas de uma forma planejada neste material, com a participação da academia, da população e de outros órgãos das esferas municipais, estaduais e federais”, afirmou Antonio Stroski.

Blitz Manaus Sem Fumaça

No sábado, 30/9, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), realiza a 4ª Blitz Manaus Sem Fumaça – uma ação com orientações sobre o combate às queimadas urbanas.

A blitz ocorrerá, pela segunda vez, nas proximidades da ponte Jornalista Phelippe Daou, conhecida como Rio Negro. Os servidores da Semmas orientarão as pessoas sobre a importância de não queimar resíduos e de manter as árvores em pé, para que não tenhamos mais poluição atmosférica, doenças respiratórias e aumento da temperatura, além de outros danos ao meio ambiente. Na ocasião, haverá distribuição de mil mudas de plantas frutíferas, arbóreas, ornamentais e medicinais.