No momento, você está visualizando Prefeitura apresenta programação e site oficial do “Manaus Passo a Paço 2024”

Prefeitura apresenta programação e site oficial do “Manaus Passo a Paço 2024”

Programação e site oficial do “Manaus Passo a Paço 2024” são divulgados pela prefeitura

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), apresentou, nesta terça-feira, 27/8, a programação e o site oficial do maior festival de artes integradas do Norte do Brasil, o “Manaus Passo a Paço 2024”. O lançamento aconteceu no mirante Lúcia Almeida, localizado no Centro, zona Sul da capital amazonense.

“Hoje é um dia especial para a gente, para a Prefeitura de Manaus, porque estamos lançando o site onde as pessoas vão poder fazer a troca de alimento e automaticamente receber a sua pulseira para que elas tenham acesso ao festival. Teremos atrações nacionais, vamos contemplar também os nossos artistas de Manaus e a geração de mais de oito mil empregos diretos e diretos. Então, isso é o ‘Manaus Passo a Passo’, o maior evento de artes integradas do Norte do Brasil. Na minha opinião, um dos maiores do Brasil feito pela iniciativa pública, e eu tenho certeza absoluta que esse evento vai crescer ainda mais, tenho certeza absoluta que este ano nós teremos um grande evento com todos os órgãos integrados fazendo sua parte”, disse o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato.

A edição de 2024 acontece nos dias 5, 6 e 7 de setembro, no centro histórico de Manaus, contando com 14 palcos, cerca de 1.200 artistas, em um espaço ampliado de 63 mil metros quadrados e que pretende reunir mais de 400 mil pessoas. Além de gerar mais de oito mil empregos diretos e indiretos, de todos os segmentos culturais e artísticos.

Troca de pulseira

Para adquirir as pulseiras de ingresso, os interessados devem se inscrever por meio do site https://eventos.manaus.br, escolher o dia e o palco da sua preferência, escolher um dos cinco pontos disponíveis para retirada da pulseira e, assim, adquirir o ingresso.

“Este ano, nós não teremos comercialização de ingresso. O nosso intuito foi fazer um site supersimples, e este ano as pessoas poderão trocar seu alimento não perecível e pegar sua pulseira. Ela tem um chip ligado ao CPF da pessoa que se cadastrou”, completou Lobato.

Line-up

Durante os três dias de evento, a programação estará distribuída em mais de dez áreas de ocupação no centro da cidade. O festival “Manaus Passo a Paço 2024” terá como novidade o palco Mangueira, exclusivo para as apresentações dos artistas locais, além de contar também com os dois palcos principais: Malcher, que receberá as atrações Alok, Luiza Sonza, Luan Santana e João Gomes; e o Alfândega, que será palco de atrações como Matuê, Pitty e Capital Inicial no dia 5.

No dia 6, o Malcher será palco das atrações: Pixote, Mc Don Juan e Manu Batidão; e o Palco Alfandêga receberá Maneva e Lorena Simpson. Já no dia 7, último dia, as atrações Titãs, Chitãozinho e Chororó, e Wesley Safadão se apresentarão no Palco Malcher; o Alfandêga receberá as atrações infantis e religiosas: Patati e Patatá, Som Louvor, Aline Barros e Padre Antônio Maria.

Serviços

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estará no festival com uma estrutura situada próximo ao Palco Malcher, contando com uma equipe formada por médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem, e um container com todos os equipamentos e insumos necessários para realizar atendimentos. A assessora técnica de saúde da Semsa, Aldeniza Souza, também reforçou os cuidados necessários em relação à situação climática durante o evento.

“A secretaria estará preparada para o atendimento das pessoas que, porventura, apresentem alguns problemas de saúde, inclusive, estamos reforçando a nossa recomendação para esse período em que a fumaça se agrava na cidade. Então, as pessoas devem ingerir bastante água. No dia do evento, a gente recomenda roupas leves, que as pessoas possam ir bem alimentadas. O serviço médico estará lá, apto a atender quem porventura precisar”, destacou Aldeniza.

Outras ações

Além disso, o festival contará com ações desenvolvidas por meio Plano de Ações Integradas (PAI), do Centro de Cooperação da Cidade (CCC). O festival também será monitorado em tempo real pelo CCC por meio de 120 câmeras estrategicamente posicionadas, oferece uma programação diversificada que inclui uma feira de artesanato e gastronomia, espaço kids e urbano.

Na assistência social, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) será responsável por ações de combate à exploração sexual, e abuso infantil e adolescentes, assim como do trabalho infantil, violência contra a mulher e acolhida com as Pessoas com Deficiência (PCD), como explicou a titular da Semasc, Dermi Rayol.

“Teremos um espaço específico destinado ao público PcD (pessoas com deficiência), além do espaço que será comandado pelo EAAMAR (Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy) para autistas, onde terá um espaço sensível para eles, para que eles possam acompanhar todo o festival. Essa será a primeira vez que teremos esse espaço sensorial para o público autista. Além disso, estaremos fazendo também abordagem social para o público em situação de rua, ao entorno, durante e antes do evento”, afirmou a secretária.

No trânsito, as equipes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) estarão no local realizando o ordenamento e orientação aos condutores.

A entrada no centro da cidade para os veículos, deverá ser prioritariamente feito pela Getúlio Vargas. A área do show estará totalmente liberada. Já a entrada do terminal central para os ônibus não vai ser interrompida, e ônibus que vier da zona Leste e acessar pela Leonardo Malcher, deverá seguir pela Epaminondas.

“Nós estamos repetindo a programação que a gente fez no ano passado com relação ao trânsito e com relação ao transporte. Com algumas melhorias, e a gente sempre vai aprendendo ano a ano no modo que a gente vai incorporando esse aprendizado ao que a gente faz. Nós estamos ajustando toda a orientação que será repassada aos condutores e pedestres”, informou o diretor-presente do IMMU, Paulo Henrique Martins.