No momento, você está visualizando Prefeitura de Manaus realiza quinta operação no ano de transbordo do lixo da orla do rio Negro

Prefeitura de Manaus realiza quinta operação no ano de transbordo do lixo da orla do rio Negro

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), realizou, nesta segunda-feira, 21/4, a quinta operação de transbordo do lixo retirado da orla do rio Negro e das comunidades indígenas e rurais da capital. A ação aconteceu no porto Trairi, bairro Compensa, zona Oeste da cidade.

O objetivo da operação é dar destino adequado ao lixo que é recolhido mensalmente pelas equipes da Semulsp em áreas de difícil acesso, onde o acúmulo de resíduos compromete a qualidade da água, a biodiversidade e a vida nas comunidades ribeirinhas.

Até 2024, a prefeitura retirava até 800 toneladas de lixo por mês dessas regiões. Hoje, com a instalação de 11 ecobarreiras em pontos estratégicos de igarapés e afluentes, o volume foi reduzido para menos de 400 toneladas. “De 700 toneladas, já caiu para 300, 250, fica oscilando nesses números”, informou o secretário da Semulsp, Sabá Reis. “Isso é uma vitória, é uma conquista de muita luta da prefeitura”.

Segundo o secretário, a redução expressiva na quantidade de lixo recolhido está diretamente ligada à eficiência das ecobarreiras, que impedem que o material flutuante chegue ao rio Negro. “Esse material é o que as pessoas jogam nos igarapés e ele vem para o rio. Com a implantação das ecobarreiras, isso diminuiu muito”, explicou.

Sabá Reis também destacou que a meta da prefeitura é, cada vez mais, reduzir a necessidade dessas operações pesadas de transbordo, com apoio da tecnologia e da conscientização da população. “Eu quero ver um dia a nossa população participando educativamente, dando exemplo para os mais novos, para que nossa cidade possa ser uma cidade de lixo zero”.

Além da operação desta segunda-feira, a Semulsp mantém um calendário contínuo de ações ambientais, com foco em educação, recuperação de áreas degradadas e projetos de revitalização, como os que estão sendo desenvolvidos na Lagoa da Compensa e, futuramente, no Amarelinho, no bairro Educandos.

A Prefeitura de Manaus reafirma o compromisso com a preservação do meio ambiente e o bem-estar das populações ribeirinhas, e prevê novas ações integradas para ampliar a proteção dos rios e igarapés de Manaus.


Texto – Dora Tupinambá / Semulsp
Publicado em – https://www.manaus.am.gov.br/noticia/limpeza/operacao-transbordo-do-lixo/

Fotos – Clovis Miranda / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjC9MJb

Deixe um comentário