No momento, você está visualizando Prefeitura desarticula 35 lixeiras irregulares no segundo dia de operação em Manaus

Prefeitura desarticula 35 lixeiras irregulares no segundo dia de operação em Manaus

No segundo dia da força-tarefa de combate às lixeiras irregulares, realizada neste sábado, 5/7, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), desarticulou 35 pontos de descarte irregular de resíduos em diversas zonas da capital. A operação, que começou na sexta-feira, 4/7, segue firme mesmo debaixo de chuva, reforçando o compromisso da gestão municipal com a limpeza urbana e a saúde pública.

As áreas atendidas pela ação neste sábado, foram: Novo Aleixo, Compensa, Vila Marinho, Novo Israel, Praça 14, Petrópolis, São Francisco, Boas Novas, Alvorada, Ponta Negra, Viver Melhor 1 (Lago Azul) e Santa Etelvina. Na Colônia Terra Nova, zona Norte, onde uma lixeira irregular foi removida no primeiro dia da força-tarefa, a equipe de educação ambiental da Semulsp deu início à transformação do espaço com a construção de um jardim comunitário.

“Nosso trabalho não para por causa da chuva. A cidade precisa de cuidado todos os dias, em todas as condições. A população manauara merece viver em um ambiente limpo e digno”, afirmou o titular da Semulsp, Sabá Reis, que acompanha pessoalmente as ações da força-tarefa.

A proposta de revitalizar áreas antes degradadas com ações de educação ambiental e embelezamento urbano vem sendo executada em paralelo à limpeza. Para a coordenadora de Educação Ambiental da Semulsp, Miriam Silva, é essencial envolver a comunidade na mudança de comportamento.

“Estamos mostrando que é possível transformar o cenário. Onde antes havia lixo, agora vamos ter um jardim. Esse novo uso do espaço ajuda a despertar o senso de pertencimento e cuidado coletivo”, explicou Miriam.

Moradores das áreas beneficiadas pela força-tarefa reconhecem a importância da iniciativa. Maria do Carmo, moradora do Boas Novas há mais de 20 anos, ficou emocionada ao ver a área próxima à sua casa limpa. “A prefeitura está fazendo sua parte. Agora somos nós que precisamos cuidar e não deixar acumular lixo de novo”, disse a aposentada.

A força-tarefa conta com servidores da limpeza urbana, garis, equipes de jardinagem, educação ambiental e apoio logístico, reforçando o caráter integrado e contínuo da política pública de limpeza em Manaus.


Texto – Dora Tupinambá / Semulsp
Publicado em – https://www.manaus.am.gov.br/noticia/limpeza/prefeitura-desarticula-35-lixeiras-irregulares/

Fotos – Divulgação /Semulsp