Você está visualizando atualmente Prefeitura expande Atenção Primária à Saúde com entrega da USF Rosa Pereira de Almeida nesta segunda

Prefeitura expande Atenção Primária à Saúde com entrega da USF Rosa Pereira de Almeida nesta segunda

Entrega da USF Rosa Pereira de Almeida reforça a expansão da Atenção Primária à Saúde, em Manaus

A Prefeitura de Manaus marca mais uma conquista na expansão da cobertura da rede de Atenção Primária à Saúde com a entrega, nesta segunda-feira, 30/9, da Unidade de Saúde da Família (USF) Rosa Pereira de Almeida, de porte quatro, para os moradores do Morro da Liberdade, na zona Sul da capital.

O vice-prefeito e secretário municipal chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, enfatizou que a nova USF é mais uma conquista que tem mudado o cenário da atenção primária da saúde básica da cidade de Manaus.

“Inaugurar uma USF de porte 4 é motivo de muita alegria, ainda mais, quando alcançamos a marca de 95 unidades entregues, confirmando a grande expansão que a Prefeitura de Manaus tem realizado na atenção primária. E, hoje, estamos aqui, também, reverenciando a Dona Rosa Almeida e o legado que ela deixa a todos nós, que é fazer o bem sem olhar a quem”, disse Rotta.

Com investimentos próprios da ordem de R$ 6,7 milhões, a gestão municipal inaugura um estabelecimento de saúde que será referência para 15 mil usuários que residem no Morro da Liberdade, Betânia e Santa Luzia. A unidade, localizada na rua São Benedito, s/nº, no bairro Morro da Liberdade, substitui a edificação anterior que funcionava no mesmo endereço e que se tornou inadequada para a assistência à saúde, tendo sido demolida para dar lugar à nova construção.

Para o vice-governador, Tadeu de Souza, a inauguração da USF marca os cuidados da gestão municipal com a saúde primária. “Compreendo que uma cidade como Manaus, que tem 55% da população do Amazonas, 2,4 milhões de habitantes, 63 bairros, para ter uma saúde que se aprimore e que evolua é necessário entender o que precisa ser melhorado e assim ter uma saúde básica fortalecida, como é o que o município de Manaus oferece a população”, declarou o Tadeu.

Os usuários poderão buscar todos os serviços da atenção primária como consultas médica em clínica geral, de enfermagem, odontologia, planejamento reprodutivo, assistência pré-natal da gestante e do parceiro, vacinação, controle e acompanhamento da hipertensão e diabetes e dispensação de medicamentos.

A prestação de serviços também compreende ações de atenção à saúde da criança, adolescente, adulto e idoso, ambulatório de seguimento do bebê de risco e programas de tuberculose, hanseníase e profilaxia da raiva humana.

Exames preventivo do câncer do colo do útero, teste do pezinho, testes rápidos para diagnóstico de sífilis, HIV e hepatites, teste de gravidez, exames laboratoriais e acompanhamentos das condicionalidades de saúde dos Programas Sociais também fazem parte da carteira de serviços da USF Rosa Pereira de Almeida.

“A unidade anterior foi demolida para dar lugar a uma unidade de porte 4, que possui 1.200 metros quadrados para melhor atender a população, além de ter horário estendido, sendo de 7h às 21h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, o atendimento será de 7h ao meio dia. Então, é notável o avanço que temos alcançado na saúde básica da nossa cidade”, informou a secretária da saúde, Shádia Fraxe.

A USF tem capacidade para realizar 19 mil procedimentos por mês, com quatro equipes de Saúde da Família (eSF), quatro equipes de Atenção Primária, quatro equipes de Saúde Bucal (eSB) e uma equipe de Consultório na Rua. As equipes contam com médico, enfermeiro, cirurgião dentista, técnico de enfermagem, técnico em saúde bucal e agente comunitário de saúde, totalizando aproximadamente 89 servidores das áreas técnicas em saúde e administrativa.

A unidade tem dois pisos com mais de 50 ambientes, incluindo recepção, sala de espera, salas de curativo, coleta, espera, preparo, procedimentos, sala de vacina, banheiros, farmácia estoque de medicamentos e consultórios clínicos, odontológicos, escovódromo, sala de esterilização, banheiros feminino e masculino, banheiro masculino e feminino para Pessoa com Deficiência (PcD), copa e outros cômodos.

“Para nós, moradores do Morro da Liberdade, é uma emoção dividida, porque vamos ter uma saúde primária de qualidade. Antes, na outra estrutura era ruim porque chovia e tinha vários problemas. Aí foi derrubado e construído esse prédio lindo, maravilhoso, que já está marcado na história do nosso bairro”, relatou a aposentada Domingas Brito, de 64 anos.

Grande porte

Com o funcionamento da nova unidade de saúde, a Prefeitura atinge o patamar de sete unidades de grande porte inauguradas nos últimos três anos, seguindo o novo padrão de estrutura, fluxo e serviços, estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para ampliar e qualificar a rede básica de saúde na capital.

No total, já são 95 as unidades revitalizadas, ampliadas e edificadas na gestão atual. Do total, 86 passaram por revitalização, reforma ou ampliação; nove foram construídas, sendo sete USFs de porte 4, um Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) e uma Base Fluvial de Endemias.

Atualmente, 17 obras estão em andamento e outras 10 serão iniciadas nos próximos dias. No total, o plano de obras municipal para o setor Saúde contempla o total de 123 obras, programadas visando incrementar e aumentar a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários da saúde pública.

Homenagem

Raimunda Rosa Pereira de Almeida nasceu em Santarém, no Pará, em 31 de julho de 1936. Ainda jovem, chegou a Manaus, onde conheceu seu esposo, Benedito Batista de Almeida. Os dois firmaram sua vida no bairro Morro da Liberdade, mais precisamente na Rua Amazonas, 95.

O casal foi desbravador do bairro, onde criou, dentro dos valores cristãos e na vida saudável da periferia naquela época, seus sete filhos – Delano, Dilena, Dulce, Donilde, David, Daniel e Disraeli.

Dona Rosa Almeida, como era conhecida e gostava de ser chamada, era muito religiosa. Foi fundadora do Clube de Mães da Igreja Católica do bairro, onde auxiliava as ações da Paróquia, sempre procurando ajudar o próximo. Nos anos 70 se converteu à religião Adventista do 7° dia, sendo uma das fundadoras da Igreja Adventista da rua São Vicente, no mesmo bairro.

Levou todos os filhos e netos a estarem com ela na mesma fé cristã e a todos ensinou o amor ao próximo, envolvendo-se nas atividades sociais da igreja, sempre.

Costumava levar seus filhos, ao antigo “Posto de Saúde”, que hoje, reconstruído como unidade de grande porte e preparado para ser um lugar de excelência, é entregue à essa comunidade que ela tanto amou.

“Hoje, como família da Dona Rosa Almeida, temos muita honra e satisfação em ter o nome da nossa matriarca perpetuado nesse lugar. Esta unidade vai fazer exatamente aquilo que ela mais gostava de fazer na vida: ajudar as pessoas”, declarou Dulce Almeida, secretária municipal de Educação e também filha da homenageada.