No momento, você está visualizando Prefeitura inicia curso de formação dos classificados no concurso da Guarda Municipal de Manaus

Prefeitura inicia curso de formação dos classificados no concurso da Guarda Municipal de Manaus

Classificados no concurso da Guarda Municipal de Manaus iniciam curso de formação

A Prefeitura de Manaus abriu, nesta sexta-feira, 23/8, o “Curso de Formação da Guarda Municipal”. Esta é a 5ª etapa do concurso público da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), e tem o objetivo de aprimorar as habilidades e os conhecimentos técnicos para a atuação na Guarda Municipal de Manaus, para um melhor atendimento à população, assim como priorizar a segurança dos cidadãos e a manutenção da ordem pública.

Segundo o titular da Semseg, Alberto de Siqueira, durante a formação os alunos poderão desenvolver habilidades essenciais e conhecimento técnico necessários para o manuseio de armamento letal, para que seja usado com segurança, eficiência, destreza e responsabilidade; oferecer um atendimento de excelência ao cidadão; e assim priorizar a preservação da vida e proteção do patrimônio público.

“Essa última fase é chamada curso de formação profissional, onde eles terão tanto conhecimentos teóricos quanto conhecimentos práticos. Dentro dos teóricos tem toda a parte legal, a legislativa, a parte constitucional. Da parte prática nós temos armamento e tiro, patrulhamento, abordagem, tanto a ônibus quanto a veículos. Então é um curso completo”, explicou Siqueira.

A capacitação será realizada pela Escola de Serviço Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad). Nessa fase, que tem caráter eliminatório e classificatório, participarão 230 candidatos, sendo 218 de ampla concorrência e 12 Pessoas com Deficiência (PcDs), que foram considerados aptos na 4ª etapa, que foi a avaliação psicológica.

As aulas acontecerão no período de 26/8 a 31/10, com carga horária total de 476 horas-aulas. Serão quatro turmas, denominadas como: Alfa, Bravo, Charlie e Delta.

“Graças a essa parceria que temos com a Semseg, a Espi é a escola que capacita e faz o treinamento de toda a Guarda Municipal, assim também como cuida do Bolsa Universidade, Bolsa Idiomas e do Bolsa Pós-Graduação, e a nossa expectativa é a melhor de todas, essa sem dúvidas, vai ser a melhor Guarda Municipal de Manaus. Aqui nós ampliamos a grade para que aumentasse a quantidade de equipamentos e instrutores, para que a guarda realmente atue com segurança e êxito no município”, complementou o diretor-geral da Espi, Raimundo Pimentel Filho.

O conteúdo programático que será utilizado no curso é fundamentado na Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais, para a Formação em Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, com ênfase na atuação das Guardas Municipais na prevenção da violência e criminalidade, destacando o papel dos municípios no Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

As áreas contempladas nas disciplinas do curso incluem “O Papel das Guardas Municipais e a Gestão Integrada da Segurança Pública ao Nível Municipal”; Funções e Atribuições da GM”; “A Gestão Integrada da Segurança Pública”; “Espaço Público, Guarda Municipal e Comunidade”; “Estrutura e Conjuntura para a Prática da Cidadania”; “Comunicação e Gerenciamento da Informação”; “Técnicas e Procedimentos Operacionais das Guardas Municipais”; “Armamento e Tiro” (teoria e prática).

Para a candidata, Yara Brasil, as expectativas foram elevadas. “Foram etapas extremamente difíceis, não foi fácil chegarmos até aqui, todos que estão aqui, nós somos guerreiros. Agora, estamos indo para o curso de formação e estamos muito felizes aqui. A cidade precisa saber que vão receber profissionais extremamente capacitados para servir a quem precisa”, disse Yara.