Você está visualizando atualmente Prefeitura prepara inauguração da segunda etapa do Gigantes da Floresta, que terá portal e mais de 500 esculturas

Prefeitura prepara inauguração da segunda etapa do Gigantes da Floresta, que terá portal e mais de 500 esculturas

Prefeitura faz ajustes finais para inaugurar segunda etapa do Gigantes da Floresta

Além dos novos elementos grandiosos que vão se somar ao parque Gigantes da Floresta, com a inauguração da segunda etapa do complexo, que acontece, nesta quinta-feira, 10/10, às 18h, entre as zonas Norte e Leste, a Prefeitura de Manaus preparou um show de iluminação para o novo cenário, que se complementa ao conjunto artístico e cênico.

As luzes incluem os postes tipo árvore e os inéditos postes folha, iluminando os módulos dos insetos; orquidário; e ninho das aves, com centenas de novas esculturas, elementos artísticos e áreas comuns, incluindo mais banheiros e fraldário. O encantamento proporcionado pelo parque ganha um portal de entrada cheio de fantasia e exuberância, com 22 metros de comprimento e 14,5 metros de altura, além de 6 metros de altura na passagem. Na entrada, o público já poderá ver animais, como cobra, arara, macaco, jacaré, iguana, capivara, onça e bicho-preguiça.

Todo o novo cenário tem piso em grama sintética, somando mais de 5 mil metros do material. Ao todo, nesta segunda fase que será entregue pela gestão municipal, são mais de 500 elementos entre esculturas, brinquedos, bancos, rampas e balanços.

O cenário 7 tem início onde termina a cobra-sucuri, a gigantesca serpente do parque, a maior escultura do espaço com seus 30 metros de comprimento.

Reunião
Na terça-feira (8), a Prefeitura de Manaus realizou uma vistoria técnica e reunião operacional visando a inauguração no dia 10, reunindo equipes do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), secretarias municipais de Limpeza Pública (Semulsp); de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima); de Saúde (Semsa); de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc); de Comunicação (Semcom), e de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), com a Guarda Municipal; além do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e Cerimonial.

“A reunião, além de técnica, acontece para ver alguns ajustes de instalações, e com a operação que vai funcionar no dia da inauguração, com a divisão de responsabilidades e ações necessárias para conduzir com segurança e conforto aos frequentadores do parque. É o que chamamos de inspeção precursora, para que tudo esteja pronto no dia da inauguração, dia 10, às 18h. E, lógico, reforçamos o convite para a população conferir mais esta entrega”, comentou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

Para o gestor, a segunda etapa é uma área voltada mais para crianças menores, entre 2 e 8 anos, que vão poder explorar os elementos da fauna que estão mais presentes no dia a dia, como insetos, flores e pássaros. “Os animais têm uma interação mais forte com os pequenos e isso é muito bacana. O portal de entrada também é muito bonito e será um ponto bastante instagramável, junto com o chafariz”, afirmou.

Detalhes
Os insetos são ricos em detalhes e apresentam cores em profusão e luminescentes, abusando do realismo fantástico e da criatividade dos artesãos e artistas que elaboraram as peças quase mágicas. Se destacam aqui os gigantes louva-a-deus, abelha e aranha-caranguejeira. Ainda há sapos lúdicos, cogumelos e os inéditos bancos em formato de flor.

O módulo orquidário é uma verdadeira viagem a um jardim imaginário, com orquídeas exuberantes, borboletas repletas de cores e nuances, além dos belíssimos beija-flores, que surgem no cenário como se estivessem flutuando. Aqui há rampas de escalada para crianças, jovens e adultos explorarem o parque, entre as esculturas. Troncos, corais e os postes árvore e poste folha completam o módulo.

E a viagem lúdica pela Amazônia finaliza com o gigante ninho de pássaros, mostrando o berço da vida de aves tão belas da fauna, com papagaios, araras, tucanos, galos-da-serra, beija-flores e elementos da flora. Aqui, as cores são mais quentes e conduzem a um estado de contemplação.

Neste cenário existem ainda bancos no formato flor, postes, oito balanços, duas rampas de escalada, túnel de galhos trançados, e 160 moldes de bonecos que protegem as árvores plantadas pelo espaço do Gigantes. Crianças de até 10 anos podem se divertir ainda nos sete playgrounds com escorregadores e túneis instalados no local.
O cenário ainda conta com um grupo de banheiros e salas de administração, além de depósito.

Lúdica
A obra que deu a Manaus uma nova referência de parque urbano lúdico, gigante, acessível e gratuito segue entre os bairros Novo Aleixo e Tancredo Neves, nas zonas Leste e Norte.

“O Gigantes é como uma grande experiência de acupuntura urbana, com uma intervenção em uma área com alta densidade populacional e quase nenhum espaço público de qualidade nas proximidades, o que transforma o parque em um local singular de lazer para a comunidade. Os animais e trajetos ativam o espaço público, proporcionando uma experiência cênica repleta de cores lúdicas e realismo até fantástico. E é justamente o ambiente lúdico construído aqui que ultrapassa os limites de idade, dando às pessoas a oportunidade de perceber o espaço com seus elementos essenciais para hábitos mais saudáveis e equilibrados”, explicou o diretor de Planejamento do Implurb, Pedro Paulo Cordeiro.
Assim como na primeira etapa, a segunda terá acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcDs) e/ou com mobilidade reduzida, mantendo o padrão educativo, interativo e contemplativo representados pela fauna e flora amazônicas.

Cenários
A primeira etapa foi inaugurada no dia 4 de julho, com seis cenários e mais de 80 animais de grandes dimensões, além de elementos da flora e da maior praça molhada da região Norte, com 3,6 mil metros quadrados.
O parque Gigantes da Floresta tem recursos exclusivos da prefeitura, com área de 18.453 metros quadrados e gestão administrativa da Semacc.

Equipes de monitores estão prontas para auxiliar, orientar e cuidar do bom uso e entretenimento das crianças e jovens nos cenários, durante o funcionamento do parque, que abre de quarta a sexta-feira, das 16h às 21h, e sábados, domingos e feriados funciona das 9h às 9h. A área molhada funciona de sexta a domingo. Crianças menores de 6 anos devem entrar no espaço acompanhadas de um responsável. Na praça molhada só são permitidas crianças até 12 anos de idade.