Você está visualizando atualmente Primeira delegada da Polícia Civil do Amazonas morre aos 83 anos

Primeira delegada da Polícia Civil do Amazonas morre aos 83 anos

Autoridade policial deixou um legado de pioneirismo, dedicação e vocação à causa pública

A primeira delegada da história da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Inis Salgado Mattos Maia, faleceu na noite de terça-feira (03/10), aos 83 anos, em Manaus. A autoridade policial foi nomeada em 1978 e se aposentou em 1999, e deixou um legado de pioneirismo, dedicação e vocação à causa pública.

Ao longo dos 21 anos em que atuou na Polícia Civil, passou por diversas delegacias do Estado, como os 1°, 2° 3°, 4°, 5º e 6° Distritos Integrados de Polícia (DIPs), Delegacias Especializadas em Acidentes de Trânsito (Deat); Capturas e Polinter (DECP) e Ordem Política e Social (Deops). Também foi chefe do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), e Instituto de Criminalística.

“Tive a honra de poder conhecer a Dra. Inis, pessoa muito gentil e educada. Penso que não deve ter sido fácil ser a primeira delegada mulher da Polícia Civil do Amazonas. Tal feito por si só já é digno de honra. Porém, além disso, desempenhou suas funções com maestria, dignidade e honestidade. Nos solidarizamos nesse momento de dor aos familiares e amigos”, disse o delegado-geral adjunto, Guilherme Torres.

FOTOS: Arquivo/PC-AM