Você está visualizando atualmente Projeto de Lei de Ivo Neto propõe monitoramento semestral da frequência Escolar por Organizações Sociais

Projeto de Lei de Ivo Neto propõe monitoramento semestral da frequência Escolar por Organizações Sociais

Um dos objetivos do PL é impedir a evasão escolar

Na manhã desta segunda-feira (06/11), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador Ivo Neto (Patriota), que trata das obrigações para organizações sociais envolvendo crianças e adolescentes no município de Manaus, avançou no Plenário da Casa Legislativa. Após ser votado pelos vereadores, o PL de n.º 284/2023 será encaminhado à 20ª Comissão de Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso.
A evasão escolar é um sério problema social que tem impacto direto na educação e no futuro das crianças e jovens. Um estudo realizado pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) em 2022 revelou que mais de 2 milhões de meninos e meninas, com idades de 11 a 19 anos, abandonaram a escola sem concluir a educação básica no Brasil. O levantamento também apontou que a evasão escolar atinge principalmente os mais vulneráveis. Na classe AB, o percentual de evasão é de 4%, enquanto na classe DE, chega a 17%, ou seja, quatro vezes maior.
De acordo com o autor, o projeto de Lei tem como objetivo promover a integração das instituições envolvendo família, sociedade e Estado para efetivar a Doutrina da Proteção Integral dos direitos das crianças e dos adolescentes, combatendo a evasão escolar.


“Isto visa sensibilizar essas organizações sobre o seu papel na prevenção e combate à evasão escolar, garantindo às crianças e adolescentes o pleno exercício de seu direito à educação”, destaca Ivo Neto.

Texto: Taísa Passos- Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Mauro Pereira- DICOM/CMM