Cerca de 15 menores são beneficiados com o tratamento oferecido pelo gabinete do parlamentar
Ao longo do período que está atuando na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Peixoto (Agir) traz em sua pauta a promoção do bem estar e na valorização de crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Há 3 anos, o gabinete do parlamentar disponibiliza o serviço de atendimento psicológico gratuito para pais e mães que não têm condições financeiras de custear um tratamento diferenciado aos filhos autistas.
Atualmente, 15 famílias são contempladas com o serviço. Além das crianças, o projeto tem o objetivo de abranger toda a casa e por isso realiza um trabalho especial com os responsáveis. É esse trabalho diferenciado que vem auxiliando na aceitação do diagnóstico e contribuindo para a conquista de excelentes resultados. Ao terem consciência do que é o TEA e que o tratamento é sempre a melhor opção para as crianças, pais e mães tornam-se peças fundamentais na evolução dos filhos.
Peixoto destaca que o apoio aos pais é o diferencial no programa desenvolvido pelo seu gabinete. “Em qualquer situação, a falta de informação é um problema. Imagina ao se tratar da vida de um filho? Como pai, me coloco no lugar e sei quão dolorido é não poder fazer algo. Por isso, desde que fui apresentado a essa metodologia fiz questão de contribuir e há três anos presto esse auxílio a essas famílias. As crianças merecem ter um atendimento especial, direcionado na sua melhora, mas os pais de autistas também necessitam de atenção”, enfatizou.
O projeto é liderado pela psicóloga Lauraline Lopes Coutinho, especialista no tratamento do TEA. Os atendimentos são todos humanizados, ou seja, cada caso tem uma atuação diferenciada, atendendo as particularidades de cada paciente, A especialista utiliza de técnicas que variam com a necessidade das crianças que participam do programa.
“Essas técnicas são usadas para aprimorar as habilidades sociais e visam fazer com que a criança aprenda a lidar com a ansiedade, a impulsividade e em alguns casos até com a agressividade. O objetivo é diminuir comportamentos inadequados e frustrações” explica a psicóloga.
Os atendimentos acontecem no consultório da profissional uma vez por semana, com tempos distintos para a criança e para os pais. Lauraline acredita que o entendimento da condição é fundamental.
“Sempre digo, é 50% terapeuta e os outros 50% é com a família. E graças a Deus, dá super certo e só temos retornos positivos e com evoluções”, destaca.
Apoiador da causa – Além do atendimento psicológico, o vereador também atua com a criação de projetos que reforcem a causa autista. Tramita na Casa Legislativa o Projeto de Lei (PL) n.º 255/2023, que propõe a criação do “Mês Abril Azulado”.
A iniciativa visa dedicar-se à promoção de ações de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) através da criação que estabelece o mês de abril repleto de ações que destaquem, cada vez mais, o autismo e traga o assunto em debate entre a população e com atividades de valorização de crianças autistas.
“O mês de abril deveria ser aqui na nossa cidade, ser um mês inteiro com variados movimentos para que a gente possa trabalhar a conscientização, políticas públicas e ter ações pragmáticas. É dando destaque ao tema que vamos entender o que é o transtorno e as necessidades que essas pessoas precisam para se desenvolver e ter uma vida melhor”, completou Peixoto.