Você está visualizando atualmente Residente mais idosa da Fundação Dr. Thomas comemora 111 anos de idade

Residente mais idosa da Fundação Dr. Thomas comemora 111 anos de idade

Idosa de 111 anos celebra aniversário na Fundação Doutor Thomas

A manhã desta sexta-feira, 26/7, foi de festa na Fundação Doutor Thomas (FDT) para celebrar os 111 anos de vida da residente mais idosa do local. Nascida em São Gabriel da Cachoeira (distante 842 de Manaus), em 1913, Maria Catarina Xavier Rodrigues vive há oito anos no espaço gerido pela Prefeitura de Manaus, onde recebe atendimento multidisciplinar e acompanhamento integral especializado.

A centenária faz parte do programa de longa permanência da fundação, que presta assistência para idosos que estejam em vulnerabilidade, sem vínculos familiares ou que tenham sofrido violação de seus direitos.

Ela está entre os mais de 150 idosos que residem no local. A diretora-presidente da FDT, Oreni Braga, destacou que a aniversariante é cuidada com todo carinho e afeto por cada um dos profissionais que atuam na fundação.

“Para nós é um privilégio tê-la conosco. Hoje, comemorando seu aniversário. É assim que a gente acolhe e ama os idosos”, disse.

A assistente social Nadyanne Santos acompanha Catarina desde que a idosa chegou à Fundação Doutor Thomas. Ela enfatizou que a longevidade e a evolução da saúde física e mental da residente são resultados diretos de todo trabalho realizado pela FDT.

“É uma equipe multiprofissional composta por uma equipe técnica que trabalha diariamente e vem permitindo que ela complete mais anos com qualidade de vida”, falou.

A equipe inclui cuidadores, enfermeiros, técnicos, nutricionista, psicólogo e assistente social que elaboram um plano de atendimento individualizado para cada pessoa idosa que vive no local.

“O plano objetiva o restabelecimento dos cuidados de saúde e cuidados psicossociais, oferecendo assim um acolhimento humanizado para desenvolver habilidades de interação e socialização”, explicou Adriano Lago, psicólogo na fundação.

Resgate

Catarina viveu em situação de rua por mais de 20 anos na zona Sul de Manaus. Resgatada e levada até a FDT, iniciou a jornada que começou com a emissão e atualização dos documentos dela. Desde então, tem recebido todo suporte dentro da Fundação Doutor Thomas, que atua há mais de um século na capital amazonense.