No momento, você está visualizando SBGames 2024: Manaus se torna capital nacional dos jogos eletrônicos a partir do dia 30

SBGames 2024: Manaus se torna capital nacional dos jogos eletrônicos a partir do dia 30

Inscrições abertas para o SBGames 2024, principal evento de jogos e entretenimento digital do Brasil

O mundo dos jogos eletrônicos atrai pessoas de todas as idades, mas se engana quem acha que os games são uma mera brincadeira. De olho na possibilidade de incluir estudantes amazonenses no cenário global de um mercado bilionário, a Escola Superior de Tecnologia (EST) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) sediará, de 30 de setembro a 3 de outubro, o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2024).

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site sbgames.org/sbgames2024. O evento, que está em sua 23ª edição, tem como público-alvo professores, pesquisadores, estudantes e empresários. Um dos principais objetivos é incentivar a formação de novos profissionais para um mercado que gerou US$ 183,9 bilhões no mundo em 2023, de acordo com um relatório da consultoria Newzoo.

Realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e organizado pelo Governo do Amazonas, por meio da UEA, o simpósio terá quatro eventos em um único espaço, tornando Manaus a capital nacional dos games. Esse é o principal evento de jogos e entretenimento digital do Brasil e o maior encontro acadêmico da América Latina nesse segmento.

“Vamos trazer os maiores pensadores do Brasil e também do mundo, mostrando como essa área é promissora, um futuro eixo econômico aqui para o Amazonas. As pessoas ainda têm aquela ideia de que game é brincadeira, mas é uma brincadeira que fatura bilhões”, explica o diretor da EST, Prof. Dr. Jucimar Maia Júnior.

Empregabilidade
O Brasil é, atualmente, o maior mercado de games da América Latina e o 13º no ranking mundial, movimentando cerca de US$ 12 bilhões ao ano. Em 2023, o setor cresceu 3,2% em termos de quantidade de desenvolvedores e já são mais de 1 mil estúdios abertos no país, dos quais nove no Amazonas.

Nos últimos três anos, a UEA já formou 300 estudantes na área de games e está na 4ª turma de pós-graduação lato sensu em Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos. Além disso, mantém o laboratório Ludus Lab, em parceria com TecToy, que também forma capital humano e desenvolve jogos.

De acordo com o diretor da EST, que também é idealizador e cientista-chefe do Ludus Lab, muitos desses alunos formados pela UEA já atuam fora do Amazonas e até mesmo no exterior.

“Eles estão muito bem empregados, trabalhando em estúdios fora do Brasil e em diversos locais. A EST/UEA forma capital humano especializado em jogos. Temos orgulho de dizer que aqui em Manaus, em praticamente 90% de todas as startups que envolvem jogos eletrônicos tem alguém da universidade. O desenvolvedor de jogos é a profissão do futuro”, ressaltou.

Programação
O SBGames é dividido em seis categorias, chamadas de trilhas científicas: Arte & Design, Computing, Cultura, Educação, Indústria e Saúde. Além disso, haverá dez principais atividades, dentre as quais: palestras, apresentação de livros, festivais de artes e de jogos, fórum de ensino de jogos digitais e de esportes eletrônicos, e tutorias.

Simultaneamente ao SBGames 2024, outras duas conferências e um simpósio da SBC ocorrerão na EST/UEA: 37th Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI 2024); 26th Virtual and Augmented Reality Symposium (SVR 2024); e 23rd International Federation for Information Processing – International Conference on Entertainment Computing (IFIP-ICEC).

Realizado pela SBC e organizado pela UEA, o SBGames 2024 tem o patrocínio do Instituto SiDi, Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, Instituto de Pesquisas Eldorado e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Governo Federal.

O simpósio conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam); Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti); Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa; Instituto Federal do Amazonas (Ifam); Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); Centro Universitário Fametro; Ludus Lab; Federação Amazonense de E-Sports (Faesp); e Coca-Cola Brasil.

Foto: Divulgação