Você está visualizando atualmente Secretaria de Saúde do Amazonas instala ambulatórios que darão assistência no 56º Festival Folclórico

Secretaria de Saúde do Amazonas instala ambulatórios que darão assistência no 56º Festival Folclórico

Ao todo, serão 10 leitos, cinco do lado do Caprichoso e cinco do lado do Garantido

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), está montando dois ambulatórios que prestarão assistência de urgência e emergência ao público do 56º Festival Folclórico de Parintins. Ao todo, serão 10 leitos, cinco do lado do Caprichoso e cinco do lado do Garantido.

O plano de ação da SES conta, ainda, com ambulâncias, unidades de retaguarda, insumos e medicamentos que estarão disponíveis no período de 29 de junho a 3 de julho.

“As ambulâncias e ambulatórios estarão em locais estratégicos para atender os visitantes tendo em vista a dimensão do evento que é o Festival de Parintins. Esperamos não usar essa estrutura, mas se necessário, conseguimos gerenciar em tempo hábil, seja incidente com uma ou múltiplas vítimas”, declarou a Secretária Executiva Adjunta de Políticas de Saúde, Neylane Macedo.

As unidades de retaguarda terão equipes médicas em ambulâncias a disposição no Balneário Cantagalo, além de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no período diurno, e no Bumbódromo, no período noturno, com especialistas de sobreaviso como: cardiologista, oftalmologista, anestesiologista e neurologista.

Insumos

Se encontra em implantação uma farmácia/almoxarifado satélite na UPA para atender as necessidades dos ambulatórios do Bumbódromo. Nas últimas semanas, dois mil insumos foram enviados a Parintins para a saúde, além de medicamentos para atender a demanda decorrente do período do festival. Entre os materiais dispensados pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), estão luvas, seringas, máscaras, tubos para intubação, reanimador manual, dreno, catéter, atadura, álcool e algodão, entre outros.

No decorrer do evento, os ambulatórios estarão à disposição também durante a noite de quinta-feira (29/06) na Festa do Visitante. E nos dias do Festival, 30 de junho e 1º e 2 de julho. Durante a apuração, no dia 3 de julho, estará disponível uma ambulância no Bumbódromo com a retaguarda da UPA para apoio e intervenção caso necessário.

A estimativa é que 53 profissionais da saúde estejam à disposição para atendimentos nas unidades.

FOTOS: Alex Pazuello/Secom