No momento, você está visualizando Senador critica mulheres trans em competições: “Covardia”

Senador critica mulheres trans em competições: “Covardia”

Na ocasião, Izalci Lucas (PSDB-DF) questionou a ministra do Esporte

Nesta terça-feira (28), o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) criticou a presença de mulheres transexuais em competições esportivas femininas. A declaração foi feita durante a audiência pública da Comissão de Esportes do Senado Federal que tinha como objetivo conhecer os planos e a agenda estratégica do Ministério do Esporte para os próximos anos.

Após citar uma competição que assistiu entre “uma trans e uma lutadora feminina”, o parlamentar classificou a cena como “massacre” e “covardia”. O senador aproveitou e questionou a ministra do Esporte, Ana Moser, a fim de saber se existe alguma preocupação da pasta para garantir uma competição justa para as mulheres biológicas.

– Assisti uma luta de MMA entre uma trans (sic) e uma lutadora feminina. Foi um massacre. Existe uma preocupação em relação a isso? Muitas vezes, o trans (sic) tem já um físico muito… Vejo muita covardia que foi feita, pelo menos nessa luta que assisti – disse o senador.

Em resposta, a ministra do Esporte afirmou que “cada modalidade tem a sua política”.

– É uma questão social, de inclusão, de respeito e de apoio. E tem a questão esportiva, que é ditada pelas federações internacionais. Cada federação faz a sua política, que é baseada em cima da ciência, de experiências que estão acontecendo. Você vê muitas federações avançarem na sua definição do que são os parâmetros para competição. O que é desenhado nas federações internacionais, as federações nacionais adotam. Cada modalidade tem a sua política – pontuou a ministra.

Preocupada com as “pessoas que precisam de inclusão”, Ana Moser acrescentou que é necessário “tomar cuidado nessa discussão”.

– A gente precisa tomar muito cuidado nessa discussão, e não fazer com que uma questão impacte negativamente em outras pessoas que precisam de inclusão. O ME (Ministério do Esporte) acompanha a questão social e a questão esportiva, de acordo com o que diz respeito a cada uma dessas instâncias.

ASSISTA: