No mês em que se celebra o Setembro Amarelo, o vereador Capitão Carpê (Republicanos), usou as redes sociais para relembrar sua trajetória em prol da saúde mental em Manaus. O parlamentar, que é oriundo da Polícia Militar, atuou incansavelmente no combate à depressão e suicídio.
Em postagem no Instagram, Carpê destacou sua atuação como militar, quando por diversas vezes atendeu chamados de pessoas tentando suicídio na Ponte Rio Negro, a criação da campanha “Ainda não é sua última viagem” e, também, o Projeto de Lei que torna obrigatória a presença de profissionais de psicologia nas Unidades Básicas de Saúde do município, esse já como parlamentar.
“Estamos no mês de combate à depressão e ao suicídio, pauta que venho defendendo ao longo da minha vida inteira. Além dessas ações, também disponibilizo atendimento psicológico no meu Gabinete Externo, na Vila Marinho. Continuarei trabalhando cada vez mais para preservar vidas e a saúde mental da população”, afirmou.
Núcleo de valorização à vida
Em virtude de casos de depressão, a Ponte sobre o Rio Negro se tornou um dos principais locais de atentados contra a própria vida.
Em virtude disso, no ano de 2021, o vereador fez uma indicação para que a Prefeitura de Manaus crie um núcleo de atendimento clínico a pessoas em risco de suicídio e de valorização da vida. A base teria foco conscientizar a população sobre a pauta, fazendo o Poder Público olhar com mais atenção para esse tipo problema que vem atingindo um número crescente de pessoas de todas as classes sociais.