No momento, você está visualizando Somente 18% acham que Lula tem feito mais que esperavam
AME629. BRASILIA (BRASIL), 08/03/2023.- El Presidente de Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, participa en la ceremonia de celebración del Día Internacional de las Mujeres, hoy en el Palacio del Planalto en Brasília (Brasil). El presidente de Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, pidió este miércoles conmemorar el Día Internacional de la Mujer "con respeto" para acabar con la "intolerable" violencia machista y cambiar el actual sistema de "privilegios de los hombres", en vez de regalar flores. EFE/André Borges

Somente 18% acham que Lula tem feito mais que esperavam

Datafolha revelou que desempenho do presidente tem sido pior que em seus últimos mandatos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao fim dos seus primeiros três meses de governo com aprovação de 38% da população, reprovação de 29%, avaliação regular de 30% e outros 3% de pessoas afirmando que não sabem avaliar.

Isso é o que mostra a pesquisa do Datafolha divulgada nesta sábado (1°). O levantamento entrevistou 2.028 eleitores em 126 cidades na quarta-feira (29), e na quinta (30). A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

O levantamento também apontou que apenas 18% consideram que o novo governo Lula tem superado suas expectativas, enquanto 51% afirmam que o presidente fez menos que o esperado, e 25% acham que ele fez conforme esperavam.

Segundo a pesquisa, a desaprovação a Lula ficou igual à registrada pelo seu antecessor, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no mesmo momento de seu governo, em 2019.

O Datafolha mostrou ainda que o desempenho de Lula está pior do que nos seus últimos dois mandatos. Nos primeiros três de 2003, ele era aprovado por 43%, tendo somente 10% de reprovação; enquanto no mesmo período de 2007, teve 48% e 14%, respectivamente.

Já na comparação com outros ex-presidentes, a pesquisa apontou que a aprovação atual de Lula é parecida à de Fernando Henrique Cardoso (39% em 1995), Fernando Collor (36% em 1990) e Itamar Franco (34% em 1992), mas abaixo da sua sucessora, Dilma Rousseff (47% em 2011).

*Com informações da AE