No momento, você está visualizando STF já tem votos para condenar Collor por corrupção passiva

STF já tem votos para condenar Collor por corrupção passiva

Em três dias de julgamento foram contados seis votos pela condenação e um pela absolvição, os demais ministros votarão na semana que vem

Nesta quinta-feira (18), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar o ex-presidente da República e ex-senador Fernando Collor de Mello pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O relator do caso, ministro Edson Fachin, já havia votado pela condenação e foi seguido pelos ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes, André Mendonça, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

Até o momento, apenas o ministro Kássio Nunes votou pela absolvição, não apenas de Collor, mas de outros dois empresários que também são acusados no processo.

O julgamento do caso foi suspenso e será retomado na próxima quarta-feira (24), quando os demais ministros devem se pronunciar sobre o caso e declarar seus votos.

ENTENDA
O caso se refere a uma ação derivada da Lava Jato que apontou Collor como uma das pessoas que recebeu dinheiro da BR Distribuidora, uma subsidiária da Petrobras.

A denúncia diz que o ex-presidente e dois empresários teriam recebido pelo menos R$ 29 milhões de propina entre os anos de 2010 e 2014 em troca de viabilizar irregularmente um contrato de troca de bandeira de postos de combustível celebrado entre a BR Distribuidora e a empresa DVBR.