Mario parte da sessão foi ocupada pela leitura do relatório do ministro Benedito Gonçalves
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu o julgamento de ação que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível por oito anos. A sessão será retomada na próxima terça-feira (27), às 19h, quando os votos começarão a ser proferidos.
A maior parte da sessão desta quinta (22) foi ocupada pela leitura do relatório do corregedor-geral eleitoral, Benedito Gonçalves. Ele será o primeiro a votar quando a sessão for retomada.
A sessão também teve as sustentações orais das partes e leitura do parecer do vice-procurador geral eleitoral, Paulo Gonet, que reforçou a defesa da inelegibilidade de Bolsonaro e da absolvição de Braga Netto, que foi candidato a vice na chapa de Bolsonaro nas eleições de 2022.
Para o Ministério Público, aceitar o discurso do ex-presidente contra as urnas seria “voltar-se contra a própria Constituição”.
A defesa apontou que o “bolsonarismo não está em julgamento”.
– Não está em julgamento, como quer se fazer crer, o bolsonarismo. Está em julgamento a reunião dos embaixadores, havida muito antes do início do período período eleitoral e das eleições – disse o advogado Tarcísio Vieira de Carvalho.
*AE