Segundo Lula, dólar aumenta e Bolsa cai por conta dos “especuladores”. Em discurso na COP27, petista pede responsabilidade social
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou, nesta quinta-feira (17/11), que não adianta ficar pensando apenas em responsabilidade fiscal. Segundo ele, também é preciso começar a pensar em responsabilidade social.
“O que é o teto de gastos no país? Se o teto de gastos fosse para descobrir que a gente não vai pagar a quantidade de juros para o sistema financeiro, que a gente paga todo ano, mas a gente fosse continuar mantendo as políticas sociais intactas, tudo bem; mas não”, argumentou, durante evento da COP27.
Segundo Lula, o teto de gastos tira dinheiro de áreas como saúde, educação, ciência e tecnologia e cultura.
“Ou seja, você tenta desmontar tudo aquilo que é do social, mas não mexe um centavo do sistema financeiro. Não mexe um centavo daqueles juros que os banqueiros têm que receber”, disse o petista, após chamar a atenção da imprensa.
Nesta manhã, Lula participou de evento com a sociedade civil brasileira na 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), em Sharm El Sheikh, no Egito.
Devido à quantidade de pessoas, a reunião não pôde ser realizada no espaço original do Brazil Action Hub e foi transferida para outras duas salas maiores. Cerca de 240 pessoas acompanharam o petista.
com a informação Metrópoles