No momento, você está visualizando Valdemar diz que Bolsonaro só deve escolher candidato em 2026 após julgamento no STF

Valdemar diz que Bolsonaro só deve escolher candidato em 2026 após julgamento no STF

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou nesta segunda-feira (25) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve anunciar quem apoiará nas eleições presidenciais de 2026 apenas após o julgamento marcado para 2 de setembro no Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo Valdemar, a palavra final será sempre de Bolsonaro, mas a tendência é que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apareça como favorito para receber o apoio. A declaração foi dada após evento em Brasília que celebrou os 20 anos do Republicanos.

Durante a cerimônia, o presidente nacional do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), elogiou Tarcísio e indicou que o partido está disposto a lançá-lo como candidato em 2026.

Atualmente em prisão domiciliar por decisão do ministro Alexandre de Moraes, Bolsonaro pode ficar fora da disputa caso sua inelegibilidade seja mantida. Nesse cenário, Tarcísio desponta como uma das principais alternativas da direita para a corrida presidencial.

A possibilidade de sua candidatura tem aproximado Republicanos e PL, partidos que, apesar da aliança, devem disputar o protagonismo na definição do nome do governador paulista como candidato oficial do campo bolsonarista em 2026.