O vereador de Manaus, Capitão Carpê Andrade (Republicanos), apresentou nesta quarta-feira (23), uma indicação para que a Prefeitura instale GPS e câmeras nos ônibus que circulam nas linhas da capital. A proposta visa repreender o alto número de assaltos ocorridos nos coletivos da cidade.
O assunto mobilizou a sociedade, quando um passageiro de 44 anos foi morto, nessa terça-feira (22), durante um assalto dentro de um ônibus da linha 640. Segundo a Polícia Militar, o homem se negou a entregar o celular para os criminosos e foi atacado com uma facada no peito.
“As ações do meu mandato para combater esse problema não vêm de hoje: desde os primeiros pronunciamentos e ações como vereador venho alertando sobre o tema. Agora, vamos intensificar esse esforço para combater esse tipo de crime” disse.
Com a indicação, a principal medida é para permitir maior agilidade no atendimento de ocorrências dentro do transporte público municipal. O policiamento saberá em tempo real, por 24 horas, a localização exata do ônibus que esteja sendo vítima de assalto.
Números
Segundo dados do Sinetran, a quantidade de assaltos no transporte público aumentou quase 25% no período de janeiro a setembro de 2022 em relação ao mesmo período do ano anterior.