Você está visualizando atualmente Vereador Ivo Neto recebe em seu gabinete o presidente do Boi-Bumbá Tira Prosa, Ronaldo Matos

Vereador Ivo Neto recebe em seu gabinete o presidente do Boi-Bumbá Tira Prosa, Ronaldo Matos

O Tira Prosa é um dos bois-bumbás mais tradicionais da cidade de Manaus

O vereador Ivo Neto (Patriota) recebeu nesta quinta-feira (13/07), em seu gabinete na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Presidente do Boi-Bumbá Tira Prosa, Ronaldo Matos.

Durante a visita ao parlamentar, o presidente falou sobre a próxima apresentação do Bumbá no 65º Festival Folclórico do Amazonas que terá início nesta sexta-feira (14/07) no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, na zona sul de Manaus.

Tira Prosa – O Bumbá Tira Prosa foi fundado no dia 13 de maio de 1945, pelos senhores Francisco Santiago de Oliveira “Tutu”, José Ribamar Ferreira “Zeca Pepira”, Raimundo Ferreira de Oliveira e Alberto Ferreira Martino “Mestre Alberto Orelhinha”.

O curral do boi foi montado na Avenida Leopoldo Peres, em frente à Delegacia de Polícia, no “Imboca”, sendo transferido no ano seguinte para o campinho da Igreja de Santa Luzia. A partir de 1950, o Bumbá passou a ser comandado pelos irmãos Rock e Lucilo Mesquita. Em 1962, o comando passou para Raimundo Guanabara, em 1966, para Lauro Chibé, e, a partir de 1968, para Antônio Barroso.

No primeiro ano em que desfilou no carnaval em Manaus, em 1976, ainda como bloco de embalo, o atual GRES Andanças de Ciganos, da Cachoeirinha, utilizou a batucada do Bumbá Tira Prosa como bateria, mostrando que a colaboração entre grupos folclóricos não era uma exceção, mas a regra.

O Bumbá Tira Prosa continua na ativa até hoje. Seu responsável é o microempresário Ronaldo Matos, que faz o papel de Mãe Catirina na brincadeira.

Texto: Taísa Passos- Assessoria de Comunicação do vereador
Foto: Sabrina Gama: Assessoria de Comunicação do vereador