Você está visualizando atualmente Vereador Ivo Neto reforça indicação que cria serviço de acolhimento Provisório para Idosos

Vereador Ivo Neto reforça indicação que cria serviço de acolhimento Provisório para Idosos

“Um centro provisório e de grande importância para acolher esses idosos até acharem a família” afirma o parlamenta

Durante a Sessão Plenária desta manhã (22/08), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Ivo Neto (Patriota), se pronunciou em debate sobre a importância do cuidado com idosos que são encontrados na rua e necessitam de acolhimento.

Em 2021 o parlamentar solicitou a indicação N.102/2021 a Prefeitura de Manaus para que fosse realizado a criação de um Serviço de Acolhimento Provisório para Idosos.

Com a justificativa do crescente número da população idosa no país, a questão social dos idosos tornou-se um grande desafio para o poder público. Trata-se de uma realidade que reflete em grandes mudanças sociais, culturais, econômicas, institucionais e familiares, que demandam o fortalecimento de políticas públicas que visem o bem estar do idoso.
O acolhimento institucional pode ser provisório ou permanente e tem como objetivo promover o acolhimento de indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados,de forma a garantir sua proteção integral.
Hoje Manaus não conta com um serviço de acolhimento provisório para idosos, para os casos em que não se encontre familiares ou responsáveis aptos para cumprir sua função de cuidado e proteção, surgindo assim a necessidade de uma moradia transitória, até que seja viabilizado o retorno à outro membro da família ou seja providenciado vaga em
um serviço de acolhimento permanente.

Há muitos casos em que os idosos simplesmente saem de suas residências e em virtude de doenças, como o Alzheimer, não sabem informar onde moram ou até mesmo mencionar o nome de um familiar. Nesses casos os idosos acabam sendo direcionados
para instituições de caráter distinto ao de passagem.

“Eu fiz uma indicação em 2021 para que se criasse um serviço de acolhimento provisório para idosos na cidade de Manaus. Conversei com a delegada de proteção ao idoso, a doutora Andrea, e ela me falou que muitas vezes eles encontram essa dificuldade. Encontraram o idoso na rua, levavam para a delegacia e iam lá até encontrar os familiares e esses idosos ficavam na delegacia. E ela mesma deu essa ideia para que nós pudéssemos fazer uma indicação à prefeitura de Manaus para que se criasse um centro de acolhimento provisório para o idoso. Pois essa situação acontece diariamente na cidade de Manaus. Muitas vezes os idosos saem, não conseguem retornar para as suas casas, são achados por outras pessoas e são levados para a delegacia. Um centro provisório e de grande importância para acolher esses idosos até acharem a família. Então vamos lutar por essa causa, os nossos idosos merecem todo esse apoio.” Declara Ivo Neto durante o Grande Expediente.

Texto: Taísa Passos-,Assessoria de comunicação do vereador
Foto: Mauro Pereira- Dicom/ CMM