Você está visualizando atualmente Vereador Peixoto destaca o Dia Nacional do Ciclista

Vereador Peixoto destaca o Dia Nacional do Ciclista

O vereador Peixoto (Pros) destacou em suas redes sociais a importância do Dia Nacional do Ciclista, celebrado nesta sexta-feira, 19/08, uma data que, se não merece comemoração, pede uma reflexão de toda a sociedade. Ela foi sancionada em novembro de 2017, quando foi publicada no Diário Oficial da União a lei 13.508/2017, e foi escolhida em memória a Pedro Davison, biólogo e ciclista brasiliense vítima de um acidente fatal em 2006, quando ele tinha apenas 25 anos de idade e pedalava no Eixo Sul, em Brasília (DF).

Em Manaus, na última segunda-feira, 15/08, Peixoto pediu um minuto de silêncio em memória do Sr. Firmino, ciclista, também vítima de atropelamento enquanto pedalava na ciclorota. “Quando esse dia foi instituído, em 2017, o objetivo era promover reflexões, discussões principalmente ações sobre a segurança dos ciclistas e o papel de todos os agentes do trânsito para que as bikes sejam vistas e respeitadas como um modal, como todos os demais.

“O Dia Nacional do Ciclista é uma data para que toda a sociedade reflita e adote uma conduta cidadã, no sentido de guardar respeito, dar atenção e, acima de tudo, ter admiração aos que pedalam”, destacou Peixoto.

Peixoto voltou a chamar a atenção também para os dados do movimento coletivo ‘Pedala Manaus’, e que nos últimos 9 anos, mais 30 ciclistas perderam a vida no trânsito de Manaus, a última vítima foi o Sr. Firmino.

“Não é fácil ser ciclista nessa cidade, de fato, não sei de onde vem tanta resiliência daqueles que, como eu, não desistem de pedalar, seja como esporte, seja como meio de transporte ou mesmo condição para trabalho, como é o caso do delivery”

Peixoto é autor do Projeto de Lei N° 565/21 que institui no âmbito do município de Manaus o “Dia Municipal da Conscientização e Proteção ao Ciclista” e do Projeto de Lei N° 224/ 2021 que “Cria Áreas de Proteção ao Ciclista de Competição – APCCs nas vias públicas”.

“É vital para Manaus, que se avance nas melhorias desta área, precisamos discutir políticas públicas e debater o assunto, oferecendo infraestrutura de apoio ao ciclista e incentivo a esse meio alternativo de transporte, seja quanto utilizado para esporte, lazer ou trabalho”, finalizou Peixoto.