Durante três dias, senador percorreu Tabatinga, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Tonantins e Japurá, participando de eventos que reuniram autoridades locais, representantes indígenas e centenas de moradores.

Recebido por prefeitos, vereadores, representantes indígenas, comunitários e moradores ao longo de todo o roteiro, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) concluiu uma extensa agenda pelo Alto Solimões marcada por inaugurações, anúncios de obras, investimentos e visitas a projetos em andamento na região.

Ao longo de três dias, o parlamentar percorreu seis municípios levando uma pauta voltada para infraestrutura, educação, saúde, mobilidade e desenvolvimento regional, além de ouvir demandas apresentadas pelas comunidades.

Em Tabatinga, Braga participou da reinauguração da Escola Municipal Indígena Eware Mowatcha, em Belém do Solimões, da entrega da Escola Delmar Pereira e do anúncio de R$ 25 milhões para pavimentação das comunidades indígenas Umariaçu I e II e construção de uma nova ponte de acesso à região. O senador também participou da inauguração da Feira de Negócios do município e de encontros com empreendedores locais.

Em Atalaia do Norte, a agenda incluiu anúncios de recursos para infraestrutura e saúde, além da vistoria das obras de recuperação da estrada que liga o município a Benjamin Constant. O senador também destacou investimentos para ampliação do programa Luz para Todos na região.
Portos, estradas e investimentos
Em Benjamin Constant, Braga apresentou um balanço dos investimentos destinados ao município, que somam mais de R$ 80,5 milhões em áreas como infraestrutura, saúde, educação e assistência social. Durante a visita, também destacou o avanço do novo porto da cidade e reforçou a defesa de pautas importantes para a população do Alto Solimões, como o Seguro Defeso dos pescadores artesanais.
Já em São Paulo de Olivença, uma das principais agendas do roteiro foi a confirmação do início das obras do novo porto do município. Com investimento de R$ 34,5 milhões, a estrutura já teve ordem de serviço emitida e deve iniciar sua implantação nas próximas semanas.
Em Tonantins, o destaque foi o compromisso com a conclusão da ponte que liga a comunidade São Francisco à sede do município, obra aguardada há anos pelos moradores e considerada fundamental para melhorar a mobilidade local.
Encerramento em Japurá
A agenda foi encerrada em Japurá, onde Braga visitou obras executadas em parceria com a prefeitura e destacou investimentos importantes para o município, entre eles o aeroporto e a estrada em concreto que liga o terminal à área urbana da cidade.
Ao fazer um balanço da passagem pelo Alto Solimões, o senador ressaltou a importância de acompanhar de perto a execução das obras e manter contato permanente com a população dos municípios do interior.
“Cada cidade tem suas necessidades e seus desafios. Por isso fazemos questão de estar presentes, acompanhando os investimentos, ouvindo as pessoas e trabalhando para que os recursos continuem chegando onde são mais necessários”, afirmou.
A agenda deu continuidade ao trabalho que Eduardo Braga vem realizando pelo interior do Amazonas, acompanhando investimentos, fortalecendo parcerias com os municípios e defendendo novos projetos para melhorar a vida da população amazonense.