O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados designou o deputado Fausto Jr. (União-AM) como relator do processo que pode resultar na suspensão temporária do mandato do deputado André Janones (Avante-MG).
A representação, apresentada pela Mesa Diretora da Câmara, com base em uma denúncia do Partido Liberal (PL), alega quebra de decoro parlamentar durante sessão plenária em 9 de julho.
Segundo o documento, Janones teria proferido xingamentos e expressões de baixo calão contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), além de provocar parlamentares da bancada do PL. A sessão do Conselho de Ética está marcada para terça-feira (16/7), às 13h, no Plenário 11.
A Mesa argumenta que o comportamento do parlamentar viola a dignidade do cargo e excede os limites da liberdade de expressão, solicitando sua suspensão por seis meses. Janones já foi alvo de processos no Conselho de Ética, como um caso de peculato (“rachadinha”) arquivado no ano passado por falta de condenação judicial e por envolver fatos anteriores ao mandato.
O episódio gerou tumulto no Conselho de Ética. Deputados bolsonaristas protagonizaram confrontos, com Zé Trovão (PL-SC) tentando agredir um assessor antes de ser contido. Janones, por sua vez, desafiou Nikolas Ferreira para uma briga, sendo retirado do local por aliados. A situação expôs a tensão entre as bancadas.