Após audiência pública na Câmara Federal, outros questionamentos são enviados ao TCU para esclarecer progressão de dívida da companhia de energia
A Amazonas Energia está longe de resolver os problemas relatados pelos consumidores amazonenses. Mas a fiscalização ainda é intensa, principalmente na Câmara Federal.
Após a audiência pública realizada na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, o deputado federal Fausto Santos Júnior (União-AM) solicitou o encaminhamento de requerimento de informação ao Presidente do Tribunal de Contas para pedir informações sobre a progressão da dívida da companhia Amazonas Energia S/A.
Para o parlamentar do Amazonas, existem lacunas que não foram explicadas pela companhia. O que gerou a necessidade de acionar o Tribunal de Contas da União (TCU) para poder checar a real escala de endividamento da empresa.
“Na audiência, foi relatado um aumento nas dívidas da Amazonas Energia, quando a empresa iniciou as atividades era de R$ 1 bilhão e agora está na casa dos R$ 8 bilhões. A conta não está batendo. Precisamos do detalhamento dessas informações para verificarmos a veracidade das afirmações apontadas pela empresa” diz o deputado.
Vale lembrar que, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica(ANEEL), a Amazonas Energia tem até o dia 11 de julho para apresentar proposta de troca de controle. “Concessão é algo temporário. Quando expirar essa concessão, pode existir a possibilidade desse problema voltar para a parte pública. Não podemos deixar isso acontecer, muito menos deixar que o consumidor amazonense pague qualquer valor a mais na sua conta por irresponsabilidade da gestão. Precisamos entender o motivo dessa dívida ter aumentado tanto”, completa o parlamentar.