Você está visualizando atualmente Governo do Amazonas inicia jornada para zerar filas de cirurgias oftalmológicas em Nhamundá

Governo do Amazonas inicia jornada para zerar filas de cirurgias oftalmológicas em Nhamundá

No Baixo Amazonas, vice-governador Tadeu de Souza faz abertura da ação que vai beneficiar 200 pacientes

O Governo do Amazonas está intensificando a jornada de cirurgias para atender à população do interior. Nesta terça-feira (08/05), na região do Baixo Amazonas, o vice-governador Tadeu de Souza fez a abertura de um mutirão em parceria com a prefeitura de Nhamundá (a 383 quilômetros da capital) para atender 200 pacientes que aguardavam por procedimentos oftalmológicos.

A abertura ocorreu em um ginásio do município, onde os pacientes passaram por serviço de triagem com um médico oftalmologista antes de serem encaminhados para o Hospital Cel. Pedro Macedo. Os investimentos para a realização da jornada de cirurgias foram liberados pelo governador Wilson Lima, a partir de uma emenda do deputado estadual Abdala Fraxe.

A ação segue até este sábado (11/05). Na abertura, Tadeu de Souza afirmou que a iniciativa servirá para zerar a fila de pacientes que esperavam esse tipo de atendimento médico em Nhamundá, além de destacar a importância da união de agentes públicos em favor da saúde pública do interior.

“Estamos, praticamente, zerando a atual fila de cirurgias oftalmológicas de Nhamundá por conta da prioridade que o governador Wilson Lima está dando na liberação de emendas, especificamente, para a realização de cirurgias na área da saúde”, ressaltou o vice-governador, ao lado da prefeita Marina Pandolfo e do vice-prefeito Neto Carvalho.

A catarata atinge o cristalino, lente da parte interna do olho, que deixa de ficar transparente e passa a ser opaca, causando a perda gradual da visão. O pterígio é uma doença ocular externa que forma uma espécie de “carne” no canto de um ou dos dois olhos. Se não tratadas, ambas as enfermidades podem causar danos à visão.

Ampliação

No ano passado, aproximadamente 1,8 mil pessoas foram beneficiadas com mutirões de cirurgias oftalmológicas do Governo do Estado em parceria com sete cidades amazonenses. De acordo com o deputado Abdala Fraxe, esse número vai aumentar em 2024 com o atendimento garantido em dez municípios.

“Quero agradecer aqui ao vice-governador Tadeu de Souza, que nos acompanhou em vários desses mutirões de cirurgias, o governador Wilson Lima, que liberou essas emendas para que a gente pudesse mandar para os municípios. E o ano de 2024 também será maravilhoso, pelo menos 2 mil cirurgias serão realizadas no nosso Amazonas e a população vai ter uma visão melhor”, enfatizou o parlamentar.

Fotos: Ricardo Machado / Secretaria-geral da Vice-governadoria